Revista + Vida 32 | Cuidados de saúde para toda a família

Atenta às atuais necessidades do quotidiano familiar, a CUF adapta os cuidados de saúde às expectativas e estilo de vida de cada elemento da família.

editorial

Cuidar de cada família, em todas as fases da vida

“ Cuidados de Saúde para toda a família ”. A propósito do título de capa desta edição da Revista + Vida , fomos conhecer as histórias de algumas das famílias que confiam a sua saúde à CUF. É uma confiança de que muito nos orgulhamos e que reflete também a excelência das equipas de diferentes áreas e especialidades, que cuidam em conjunto e de forma multidisciplinar, da saúde de cada um dos membros de cada uma das famílias, dos netos aos avós. Dizemos e repetimos que “ com a família, todo o cuidado é CUF ” porque queremos participar ativamente na vida dos portugueses, contribuindo para a longevidade com qualidade de vida através de uma oferta clínica ao longo de todo o continuum de cuidados de saúde. Estamos próximos desde o primeiro contacto, em que a Medicina Geral e Familiar, a Medicina Interna e a Pediatria, três especialidades centrais de qualquer sistema de saúde, assumem um papel fundamental junto dos doentes e das suas famílias. Na CUF acompanhamos de perto várias gerações. Prestamos cuidados aos mais seniores e conhecemos muito bem o seu historial clínico. Respondemos às preocupações do dia a dia dos jovens adultos e cuidamos, igualmente, das gerações mais novas. Fazemo-lo quer através de medidas de prevenção, vigilância e promoção da saúde, quer pela prestação de cuidados, sempre com a missão de proporcionar o melhor futuro para todos. Porque queremos estar perto de cada vez mais famílias, com uma resposta abrangente e adaptada a todas as necessidades de saúde, a CUF deu os primeiros passos nos Açores, ao integrar o Hospital Internacional dos Açores na sua rede, agora já com o nome de Hospital CUF Açores. Desde o primeiro dia, reconhecemos a qualidade na prestação de cuidados deste hospital, assente em equipas com vontade de fazer mais e melhor ao serviço de quem nos procura. É este esforço comum que explica a confiança que a população deposita nestes profissionais, que oferecem agora uma resposta ainda mais diferenciada, contando com o apoio da rede nacional de cuidados de saúde da CUF. Onde quer que se encontre um hospital ou uma clínica CUF, pode contar com a globalidade dos serviços da rede CUF. Finalmente, quero sublinhar a nossa constante aposta na inovação, um ativo essencial para sustentar a oferta de cuidados clínicos de referência. Nas próximas páginas vão também encontrar diversas

Rui Diniz Presidente da Comissão Executiva da CUF

matérias que demonstram o espírito empreendedor das equipas clínicas da CUF. Destaque para as novas técnicas e os novos tratamentos com o recurso a tecnologias únicas em Portugal, inovações que reforçam o posicionamento da CUF na resposta às necessidades das famílias. Boas leituras!

saúde 36 Na CUF equipas altamente Ortopedia Acompanhamento médico diferenciado

5 Todas as notícias na área da saúde e ainda as novidades da CUF. notícias

conhecimento 54 Aprenda as diferenças e saiba de que forma se pode proteger. 56 Saiba como enfrentar as tonturas, vertigens e a sensação de instabilidade. 57 Verdades e Mitos Implantes dentários Conselhos e Dicas Gripes e Constipações Descomplicador Reabilitação vestibular 48 Conheça um procedimento, sem incisões, que permite uma perda de cerca de 20% do peso do doente. Família Obesidade – Técnica Apollo 50 Tome nota acerca dos desafios que surgem nesta fase de vida. Infantil Saúde dos adolescentes 52 Informe-se sobre as principais vantagens da Ecoterapia . Inovação Tratamento róbotico de varizes

especializadas recorrem a tecnologia inovadora para responder às necessidades específicas de cada pessoa.

testemunhos

10

Conheça o caso da Ortopedia do Hospital CUF Trindade, um dos exemplos da resposta diferenciada

prestada em toda a rede. 38 Desporto Lesão no desportista

Perfil Maria João Bastos

A atriz e modelo partilha a sua experiência de internamento na CUF e dicas valiosas para um dia a dia repleto de bem-estar.

Sabia que o reconhecimento atempado dos sintomas e a procura de ajuda médica especializada são passos essenciais para recuperar de uma lesão desportiva? Ivo Dimitrov comprova-o. Conheça

a sua historia. 42 de vigilância. 46

12

Oncologia Cancro da mama

Histórias Felizes Dolores Saraiva

Descubra a aposta da CUF no diagnóstico precoce e na personalização das medidas

Descubra um projeto único na área da saúde, que oferece oportunidades de carreira e de crescimento profissional a jovens recém-graduados. Programa CUF + Talento Conheça o caso de uma doente com uma hérnia abdominal complexa, que a impedia de realizar as tarefas diárias mais simples.

Fique a conhecer a mais recente tecnologia para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata: a Aquablação. Família Tratamento para a hiperplasia benigna da próstata

16 Reportagem

Esclareça as suas dúvidas sobre a escolha mais eficaz para substituir dentes em falta.

58

CUF Kids Alergias

Explique aos mais novos como é que se podem proteger de espirros e comichões.

foco 20 Especial

Cuidados de saúde para toda a família Para cada família a CUF tem uma equipa multidisciplinar, especializada e dedicada no acompanhamento das necessidades de cada elemento, ao longo da vida.

A CUF é líder na prestação de cuidados de saúde no setor privado em Portugal, desenvolvendo a sua atividade através de 24 hospitais e clínicas. Conselho Editorial: Direção de Comunicação da CUF Edição: Adagietto • R. Centro Cultural, 6A, 1700-107 Lisboa Coordenação: Francisco Jacobetty, Joana Clara Redação: Andreia Gonçalves, Andreia Vieira, Cláudia Brito Marques, Fátima Mariano, Gisela Pissarra, Inês Pereira, Júlia Serrão, Luís Garcia, Patrícia Gaspar e Silva, Susana Torrão Paginação: Joana Mota, Tetyana Golodynska Fotografia: António Pedrosa, Diana Tinoco, Miguel Madeira e Ricardo Castelo (4SEE), e CUF • Imagens: iStock Propriedade: CUF • Av. do Forte, Edifício Suécia, III - 2.º 2790-073 Carnaxide Impressão e acabamento: Lidergraf

Tiragem: 2395 exemplares Depósito legal: 308443/10 Publicação: Novembro de 2023 Distribuição gratuita

notícias

NASCEU O HOSPITAL CUF AÇORES O HOSPITAL INTERNACIONAL DOS AÇORES, EM SÃO MIGUEL, É AGORA O HOSPITAL CUF AÇORES. A CHEGADA DA CUF AOS AÇORES É UM MARCO NA ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO DA REDE, PROMOVENDO A PROXIMIDADE ÀS POPULAÇÕES E REFORÇANDO A OFERTA DE CUIDADOS DIFERENCIADOS NA REGIÃO. O Hospital CUF Açores - único hospital privado na Região Autónoma dos Açores - incorpora a experiência da rede CUF, que detém 24 hospitais e clínicas e uma história de 78 anos no cuidado da saúde dos portugueses. Na Sessão Solene de Apresentação do Hospital CUF Açores, o Presidente da Comissão Executiva da CUF, Rui Diniz, expressou o compromisso de “trazer para este hospital uma oferta clínica disponível ao longo do continuum de cuidados de saúde, com uma resposta abrangente, integrada e adaptada a todas as necessidades de saúde dos açorianos”.

FUTURO HOSPITAL CUF COVILHÃ

A CUF vai expandir a sua rede de cuidados com a criação de uma nova unidade de saúde: o Hospital CUF Covilhã. Com abertura prevista para 2027, esta será a quarta unidade hospitalar da CUF na região Centro do país, permitindo garantir uma resposta complementar e de proximidade a mais dois distritos - Castelo Branco e Guarda, com cerca de 280 mil habitantes. A nova unidade hospitalar, criada em parceria com o grupo empresarial Forumlar, irá contar com 24 camas de internamento, Cuidados Intermédios, duas salas de Bloco Operatório, 34 gabinetes de consulta e exames, disponibilizando ainda os serviços de Imagiologia, Atendimento Permanente, entre outros.

• Mais de 400 colaboradores • Mais de 12 900 mil m2 • 3 pisos de atividade assistencial • 34 especialidades médico-cirúrgicas • Mais de 70 camas de internamento, cuidados intensivos e neonatais • 48 gabinetes de consultas e exames • 4 salas de Bloco Operatório, uma das quais híbrida, para a realização de angiografia • Imagiologia e exames especiais • Hospital de Dia Médico e Oncológico • Atendimento Médico Não programado de Adultos e Pediátrico • Unidade de Hospitalização Domiciliária SOBRE O HOSPITAL CUF AÇORES Corpo clínico diferenciado, a mais moderna tecnologia de diagnóstico e tratamentos, e instalações que garantem todas as condições de segurança e conforto:

+vida | 5

notícias

FPF E CUF RENOVAM PARCERIA

A CUF e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) prolongaram a sua parceria até 2030, abrindo caminho para uma colaboração mais ampla que envolve não apenas cuidados médicos para as seleções nacionais de futebol, mas também projetos de investigação e de promoção da prática do futebol em várias vertentes, direcionados a toda a população portuguesa. Numa cerimónia realizada na Cidade do Futebol, a CUF e a FPF formalizaram a extensão da sua parceria, que assegura que a CUF continue como o Parceiro Oficial de Saúde e Performance das Seleções Nacionais de futebol. Esta renovação representa um compromisso mútuo em unir forças para promover a saúde dos portugueses por intermédio do desporto e da medicina.

O Hospital CUF Torres Vedras inaugurou o seu Hospital de Dia Oncológico, tornando-se o único hospital privado na região do Oeste a disponibilizar esse serviço. A acompanhar esta mesma oferta de cuidados de saúde está também o Hospital CUF Santarém, que se tornou no único hospital privado no distrito a possibilitar cuidados oncológicos em Hospital de Dia. Permitindo a realização de exames de diagnóstico especializados e a administração de tratamentos, de curta duração, entre os quais: quimioterapia, terapias alvo e imunoterapia, estes serviços permitem às populações de ambas as regiões receber, com conforto e proximidade, cuidados diferenciados e personalizados. Com equipas especializadas, compostas por oncologistas, hematologistas e enfermeiros, estes serviços visam não só garantir a acessibilidade a cuidados diferenciados na região, reduzindo deslocações aos grandes centros, como também contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos doentes oncológicos. HOSPITAIS CUF TORRES VEDRAS E CUF SANTARÉM ABREM HOSPITAL DE DIA ONCOLÓGICO

CUF REFORÇA POSIÇÃO EM MEDICINA PREVENTIVA A CUF, presente no mercado

da Saúde Ocupacional através da SAGIES, fortaleceu a sua presença na área da Medicina Preventiva com a aquisição da maioria das ações da Atlanticare, empresa do mesmo ramo de atividade. Esta operação permite aliar a competência e experiência da SAGIES e da Atlanticare, resultando num operador líder no setor da saúde ocupacional, pronto para dar resposta à preocupação crescente das empresas com a saúde e bem- -estar dos seus colaboradores.

6 | +vida

As equipas intra-hospitalares, compostas por especialistas em Medicina Interna, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais, garantem assistência seja em ambiente de internamento, Hospital de Dia, consulta ou Atendimento Permanente. Destinados a doentes oncológicos e não oncológicos, os Cuidados Paliativos, visam não apenas tratar aspetos físicos, mas também oferecer suporte psicológico, espiritual e social. O envolvimento precoce das equipas de Cuidados Paliativos, pode resultar em menos hospitalizações, episódios de urgência e melhor qualidade de vida para os doentes. Além disso, as equipas ajudam na tomada de decisões terapêuticas e na adequação de planos de cuidados, oferecendo apoio abrangente ao doente e à sua família ou cuidadores, em todas as fases da doença avançada e progressiva. HOSPITAIS CUF COIMBRA E CUF VISEU DISPONIBILIZAM CUIDADOS PALIATIVOS DE FORMA A PROMOVER A QUALIDADE DE VIDA E O CONFORTO DOS DOENTES QUE ENFRENTAM DOENÇA AVANÇADA E PROGRESSIVA, OS HOSPITAIS CUF COIMBRA E CUF VISEU DISPONIBILIZAM UMA RESPOSTA DIFERENCIADA EM CUIDADOS PALIATIVOS.

UNIDADE DE HOSPITALIZAÇÃO DOMICILIÁRIA DISPONÍVEL NOS AÇORES E TORRES VEDRAS

VANTAGENS DA HOSPITALIZAÇÃO DOMICILIÁRIA

Em resposta à preferência dos doentes por cuidados de proximidade e à tendência de envelhecimento da população, com doenças crónicas associadas, chegou a São Miguel, nos Açores, e a Torres Vedras, a possibilidade de internamento hospitalar de qualidade, em ambiente domiciliário. Na Unidade de Hospitalização Domiciliária

• Diminuição das complicações do internamento, do tempo de imobilização e de internamento • Melhoria da qualidade do sono • Aumento da autonomia do doente e da família face à gestão da situação clínica • Humanização da medicina e dos cuidados de saúde

CUF as famílias podem contar com equipas médicas e de enfermagem que acompanham as necessidades do internamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

notícias

APOIAR A INOVAÇÃO EM SAÚDE Em parceria com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), a CUF Academic Center, entidade responsável pela formação, ensino e investigação e simulação em saúde da CUF, vai apoiar a criação e o desenvolvimento de tecnologias de saúde inovadoras, testando-as em ambiente real, nos hospitais e clínicas da rede CUF. O objetivo é contribuir para a atualização e melhoria da prestação de cuidados de saúde. A participação da CUF passará, também, pela monitorização e captação de oportunidades relevantes de financiamento em Investigação, Desenvolvimento e Inovação em saúde.

“LIVRO DE PEDIATRIA PARA PAIS: PERGUNTAS E RESPOSTAS”

Com o objetivo de esclarecer os pais acerca de várias doenças da infância, a CUF lança, em formato digital, o Livro de Pediatria para pais: perguntas e respostas , da autoria de Jorge Sales Marques, Coordenador de Pediatria do Hospital CUF Trindade. Numa abordagem prática, o livro tem a finalidade de responder às perguntas mais comuns que surgem nesta faixa etária.

A Unidade do Pavimento Pélvico e Uroginecologia do Centro da Mulher do Hospital CUF Tejo tem disponível uma nova cirurgia robótica, a sacrocolpopexia, para o tratamento do prolapso do útero. Quando assistido por robô, este procedimento minimamente invasivo, apresenta vantagens significativas para a doente, nomeadamente: menor perda de sangue durante a cirurgia, menor tempo de internamento, melhores resultados anatómicos e funcionais, menor taxa de complicações e mais rápida recuperação e regresso à vida ativa. NOVA CIRURGIA ROBÓTICA DE GINECOLOGIA NA CUF

Consulte aqui o livro

8 | +vida

A CUF é o primeiro prestador de cuidados de saúde em Portugal a integrar o United Nations Global Compact (UNGC), uma iniciativa das Nações Unidas dedicada à sustentabilidade corporativa. O UNGC, atualmente com mais de 22 mil empresas aderentes de 163 países, pretende mobilizar as empresas para um movimento global, incentivando-as a adotar políticas de responsabilidade social e de sustentabilidade, focadas nas áreas de direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção. A adesão a esta que é a maior iniciativa de sustentabilidade do mundo, reflete o compromisso e responsabilidade permanente assumida pela CUF. CUF INTEGRA REDE MUNDIAL DE SUSTENTABILIDADE DAS NAÇÕES UNIDAS

A Unidade de Insuficiência Cardíaca do Hospital CUF Coimbra nasce com o objetivo de garantir cuidados de saúde adequados às necessidades específicas dos doentes com insuficiência cardíaca. Nela, uma equipa, dedicada e multidisciplinar, responde de forma optimizada à complexidade do diagnóstico e tratamento da insuficiência cardíaca, promovendo o aumento da qualidade de vida dos doentes e a redução do risco de complicações. HOSPITAL CUF COIMBRA CRIA UNIDADE DEDICADA À INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

+vida | 9

testemunhos

PERFIL

Maria João Bastos “Naquele momento, senti uma gratidão enorme por estar acompanhada por excelentes profissionais”

BI

Nasceu em Benavente, a 18 de junho de 1975

com a icónica personagem Liliane Marise, na telenovela portuguesa Destinos Cruzados – chegou, inclusive, a gravar um CD e a atuar num concerto no Altice Arena

Estudou Ciências da Comunicação na Universidade Independente de Lisboa, uma forma de expressão artística que coloca em prática na moda e em telenovelas, filmes, séries e peças de teatro

Em 2018, publicou o livro Life Style , que reúne dicas para uma vida saudável

Em 2002, integrou o elenco principal da telenovela brasileira de sucesso O Clone . E alguns anos depois, alcançou reconhecimento na indústria da música

Rabo de Peixe , série criada pelos escritores João Tordo e Hugo Gonçalves para a Netflix, é um dos seus projetos mais recentes,

no qual interpreta a inspetora Paula

10 | +vida

JOÃO SILVEIRA RAMOS

Quais considera as qualidades essenciais de um médico? Ser acolhedor, disponível, atento e saber ouvir as nossas dúvidas e questões. Sentir que o nosso médico está connosco, que tem tempo para nós, é fundamental para acreditarmos. Há pouco tempo estive internada com uma infeção complicada e a minha situação era bastante delicada. Nas conversas que tinha comigo, a minha médica, a Dra. Luísa Fontes, transmitiu-me tanta confiança e segurança, que sempre acreditei que tudo correria pelo melhor. Sabia que estava em ótimas mãos. Não tenho qualquer dúvida que o nosso estado de espírito, o facto de nos sentirmos seguros e bem acompanhados, é fundamental para a recuperação. Sente que esse momento de fragilidade a desafiou? Sem dúvida que esse momento me fez repensar várias coisas, sobretudo passar a priorizar aquilo que é mais importante; e, acima de tudo, compreender que o tempo é precioso e que a nossa vida só pode ser vivida por nós. Por vezes, achamos que temos de chegar a todo o lado e de estar sempre disponíveis para todas as solicitações. Aprender a dizer não e a guardar tempo para nós são lições para a vida. “Terminei o meu internamento em casa, acompanhada diariamente por uma equipa que me fazia sentir bastante segura” De que forma é que as equipas da CUF marcaram a sua jornada de recuperação? As equipas da CUF foram incríveis durante toda a minha estadia no hospital. Estive um mês internada e as pessoas que me acompanharam foram fundamentais na minha recuperação. Nunca esquecerei o carinho e o cuidado que senti por parte de todas. A minha admiração pelo trabalho dos médicos e das equipas de enfermagem é imensa, sempre foi na verdade, mas, naquele momento, senti uma gratidão enorme por estar acompanhada por excelentes profissionais. Depois de estar internada no hospital, tive a oportunidade de usufruir de um novo serviço que a CUF disponibiliza, o internamento domiciliário. Terminei o meu internamento em casa, acompanhada diariamente por uma equipa que me fazia sentir bastante segura e acredito que foi muito importante ter essa possibilidade. Todo o processo funcionou lindamente. Na partilha que fez nas redes sociais sobre este problema de saúde, refere: “Cuidem-se, estejam atentos a todos os sinais que o vosso corpo vos dá, amem-se e nunca se esqueçam que a vida é o presente mais bonito que temos!”. É esta a sua receita para uma vida em pleno? Cada vez mais. O amor e o tempo que passamos com quem amamos são o que há de mais importante na nossa existência. Não viver no passado, não projetar demais o futuro e saborear aquilo que temos. Valorizar o que temos e sentirmo-nos gratos por isso. A vida é um presente que recebemos todos os dias.

Em entrevista à +Vida , a atriz e modelo partilha a sua experiência de internamento na CUF e dicas valiosas para um dia a dia repleto de bem-estar. Com 48 anos de idade, uma vida ativa e bastante preenchida a nível profissional – que cuidados promove para a sua saúde? Exatamente pelo ritmo que a minha profissão exige, tenho de ter alguma disciplina para procurar manter uma vida saudável. A minha prioridade é dormir e alimentar-me bem, praticar exercício físico e meditar. É assim que encontro o meu equilíbrio. Também realizo análises, exames e consultas de rotina com bastante frequência. Sou muito atenta e cuidadosa com a vigilância da minha saúde. Acredito no acompanhamento certo e regular. Tem estratégias para lidar com a ansiedade relacionada com a sua profissão, nomeadamente no que toca à preparação para um papel em representação? Existem atividades que a ajudam a relaxar? Sim, sem dúvida. A ioga é uma atividade que me ajuda bastante nessas fases. Não apenas a prática em si, mas também os exercícios de respiração durante as filmagens, sempre que surge a necessidade. Tenho o hábito de meditar enquanto estou a ser maquilhada. Ajuda-me a encontrar a concentração de que preciso – e os exercícios de respiração diminuem a ansiedade, que acaba por ser natural, antes da gravação de algumas cenas mais exigentes. A prática de exercício físico faz parte do seu dia a dia? Que atividades pratica? Tento praticar com o máximo de regularidade, o que nem sempre é fácil, pois viajo muito em trabalho. Por isso, a ioga é muito importante na minha rotina; e como pratico sozinha, posso facilmente exercitar-me em qualquer lugar. Mas também gosto de ir ao ginásio, para fazer aulas, musculação e cardio. O importante é mantermo-nos ativos, fazer alguma atividade todos os dias, nem que seja com uma caminhada. Os hábitos alimentares também contribuem para a plenitude do corpo. Que prioridades coloca na sua alimentação? Há muito que tenho a preocupação de manter uma alimentação saudável. Considero-me um bom garfo, adoro comer; mas evito fritos, não como carne há sete anos, não bebo refrigerantes, procuro reduzir o consumo de glúten e bebo 1,5L de água por dia. Cada vez priorizo mais uma alimentação rica em vegetais. Como cuida do seu sono e do seu descanso? Estabelece uma rotina? Felizmente, durmo muito bem. Procuro ter uma rotina que me ajude a usufruir de um sono reparador. Procuro dormir cedo e, pelo menos, oito horas. Antes de dormir, coloco umas gotas de lavanda na almofada e, faço exercícios de respiração e de meditação.

+vida | 11

testemunhos

HISTÓRIAS FELIZES

“Ganhei anos de vida e com qualidade”

Dolores Saraiva, 68 anos, tinha uma hérnia abdominal complexa que a impedia de realizar as tarefas diárias mais simples. Foi operada no Hospital CUF Porto em dezembro de 2021 e desde então diz que é uma mulher nova.

12 | +vida

H á cerca de cinco anos, foi diagnosticada uma hérnia abdominal complexa a Dolores Saraiva, hoje com 68 anos. A antiga professora tinha obesidade mórbida, um dos fatores de risco para o desenvolvimento deste tipo de hérnia, e foi submetida a várias cirurgias bariátricas para perda de peso desde 2001. Esta não foi a primeira vez que Dolores teve uma hérnia, mas esta era mais complicada que as anteriores. “Tinha muitas dores, ficou de tal maneira descomunal que não me conseguia baixar. Ninguém imagina. As dores limitavam muito a minha vida diária”, conta, acrescentando: “Aquilo já não era viver.” Em 2019, a professora reformada decidiu procurar Fernando Ferreira, cirurgião-geral do Hospital CUF Porto diferenciado em cirurgia de reconstrução abdominal, depois de assistir a uma reportagem sobre as técnicas inovadoras utilizadas pelo médico no tratamento de hérnias. As hérnias abdominais ocorrem quando há uma fraqueza da parede muscular do abdómen, formando-se uma saliência para o exterior, que permite que o intestino ou outro órgão saia da cavidade abdominal para debaixo da pele. Podem ser bastante dolorosas, principalmente após a realização de determinadas atividades, como tossir, dobrar o corpo ou levantar algo mais pesado.

As causas mais comuns associadas ao desenvolvimento de hérnias abdominais são a obesidade, a idade, o tabagismo, e cirurgias abdominais prévias. Umas são hérnias abdominais simples, mas parte destas vão transformar-se em hérnias grandes e complexas. Embora não haja um consenso sobre o que é uma hérnia abdominal complexa, Fernando Ferreira refere que há critérios que ajudam a defini-la: ter um tamanho transversal superior a 10cm ou ser junto às estruturas ósseas. O diagnóstico é feito a partir da história clínica do doente e com a realização de uma TAC, com e sem esforço abdominal, e/ou uma ecografia. Diagnosticado o problema, é necessário preparar o doente para a cirurgia. “No pré-operatório, faço tudo o que posso para baixar ao máximo o risco cirúrgico e de recorrência. Se for um fumador, tem de deixar de fumar, porque o risco de infeção é três vezes superior ao de um não fumador. Se for um obeso mórbido, tem de baixar o peso. Um doente obeso mórbido, à partida, tem um risco de recidiva que começa nos 35%”, indica o médico. Outros fatores de risco são a diabetes que obrigam a um controlo mais apertado, o uso de cortisona para tratamento de doenças associadas e a bronquite. Por tudo isto, é fundamental uma abordagem multidisciplinar à doença.

Fernando Ferreira , cirurgião-geral do Hospital CUF Porto, e Dolores Saraiva

+vida | 13

RICARDO CASTELO (4SEE)

testemunhos

HISTÓRIAS FELIZES

Tecnologias de ponta A reparação cirúrgica de hérnias de grandes dimensões é um procedimento de elevada complexidade realizado apenas em centros cirúrgicos de referência por equipas experientes e diferenciadas. Para tratar hérnias complexas, eram maioritariamente necessários procedimentos demorados de reconstrução da parede abdominal, mas atualmente existem novas técnicas que permitem reduzir o tempo de duração da cirurgia e do internamento, diminuindo a probabilidade de complicações e proporcionando uma recuperação pós-operatória mais rápida do doente. A técnica convencional de correção das hérnias abdominais complexas consiste em fazer uma incisão na zona da hérnia e, na maioria dos casos, reforçar as estruturas enfraquecidas. É aplicada uma malha sintética ou biosintética (rede), “como se fosse um remendo”, explica o médico. E acrescenta: “Se os doentes forem corrigidos sem rede, o risco de regresso de uma hérnia é de 50% independentemente da técnica utilizada.” “A forma de tratamento é sempre personalizada para termos elevadas taxas de sucesso. Nas hérnias complexas, com as técnicas tradicionais, a taxa de recidiva é de 44% a 80%. Com as novas técnicas que temos implementado, de acordo com a literatura, é de entre 8% a 23%. “Na CUF, estamos ao nível dos grandes centros mundiais”, sublinha Fernando Ferreira. O cirurgião-geral do Hospital CUF Porto refere que domina cerca de 20 técnicas para corrigir hérnias abdominais, mas sublinha que cada doente é único. O tratamento é decidido caso a caso, como se de um fato à medida se tratasse. Tudo depende da sua anatomia, cirurgias prévias e do seu estado de saúde. Recentemente, o médico utilizou uma tecnologia inovadora, que permite simular as cirurgias mais complexas, reduzindo, assim, ainda mais, o risco de complicações durante e após a operação. Recorrendo a modelos 3D construídos a partir das imagens de TAC, é possível fazer uma simulação virtual da intervenção cirúrgica para que o médico saiba exatamente o que vai encontrar. Há ainda a hipótese de se realizar por cirurgia robótica, uma técnica de precisão, minimamente invasiva e de recuperação mais rápida. “Se houver uma hemorragia intraoperatória, é muito mais fácil corrigir através da robótica do que por via laparoscópica. Ou seja, há menos perda de sangue e menos risco de infeção”, explica o cirurgião-geral. Uma outra tecnologia de ponta a que recorre por vezes é a medicina nuclear, com o apoio de Paula Colarinho, Coordenadora do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital CUF Descobertas, que permite identificar ou excluir com precisão uma eventual infeção profunda de uma rede utilizada na cura prévia de uma hérnia. Trata-se de uma técnica pouco utilizada em Portugal no tratamento das hérnias complexas. Primeiro, é realizada uma Tomografia por Emissão de Positrões (PET), exame não invasivo e indolor que permite identificar os pontos de infeção das redes. Depois, realiza uma ou mais cirurgias minuciosas, para retirar o que está infetado e a respetiva correção dos tecidos enfraquecidos após a limpeza cirúrgica”, sublinha.

No caso de Dolores Saraiva, com o apoio de Carlos Vaz, da Unidade de Cirurgia da Obesidade e Metabólica do Hospital CUF Tejo, o seu índice de massa corporal baixou dos mais de 35% para os 32%. Nos doentes em que mais de 20% do intestino está fora da cavidade abdominal – no caso da professora reformada era superior a 40% –, cerca de um mês antes, é injetada toxina botulínica nos músculos laterais do abdómen para induzir uma paralisia temporária e aumentar espaço abdominal para ajudar a devolver o intestino ao seu compartimento original. Dez dias antes, é introduzido um cateter na cavidade abdominal, a partir do qual o doente insufla ar diariamente de modo a alargar ainda mais a cavidade abdominal. Isto minimiza o risco de complicações.

Fernando Ferreira , cirurgião-geral do Hospital CUF Porto, e Dolores Saraiva

10 | +vida 14

No caso de Dolores Saraiva, foi realizada uma cirurgia aberta a 13 de dezembro de 2021, onde foi realizada “uma reconstrução funcional, que consiste em mobilizar os músculos do abdómen e tapar os defeitos com os músculos do próprio abdómen, para que a rede fique entre os músculos “deslizados”. Neste caso, o doente fica com uma reconstrução em três camadas, com os seus próprios músculos. Aqui, não há um “remendo simples de rede” porque o defeito herniário é corrigido com duas camadas de músculos e uma rede entre estas”, esclarece o médico. “No dia seguinte à cirurgia, os doentes por

norma conseguem fazer abdominais”. Dolores Saraiva não tem palavras para agradecer a forma como o médico a tratou ao longo de todo o processo: “O Dr. Fernando tem toda a preocupação do mundo com os doentes, transmite-nos confiança e é muito positivo.” Dois anos depois de ter tido alta hospitalar, a professora reformada diz sentir-se “muito bem” e que “as hérnias não voltaram mais”. “Agora, faço uma vida normal”, assegura. “Ganhei anos de vida e com qualidade. Sou uma mulher nova, sem comparação”.

SINAIS DE UMA HÉRNIA ABDOMINAL Embora a hérnia abdominal possa ser assintomática durante muito tempo, pode apresentar uma tumefacção (inchaço) visível e/ ou palpável correspondente a uma passagem de intestino ou víscera, deslocada fora da cavidade abdominal imediatamente abaixo da pele.

Alerta para observação médica urgente

Dor no abdómen, normalmente na zona da hérnia, que pode apresentar maior volume Evolução do quadro com náuseas e até vómitos Eventual pele mais avermelhada no local da hérnia e por vezes edemaciada, “tipo casca de laranja”, a traduzir um sofrimento intestinal potencialmente letal

O HOSPITAL CUF DESCOBERTAS ACABA DE CRIAR UMA UNIDADE ESPECIALIZADA NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DA PAREDE ABDOMINAL. CONHEÇA-A ATRAVÉS DESTE CÓDIGO QR

Fernando Ferreira • Cirurgião-geral do Hospital CUF Porto

+vida | 15

RICARDO CASTELO (4SEE)

testemunhos

REPORTAGEM

Saiba mais sobre o programa CUF + Talento, único na área da saúde, que oferece oportunidades de carreira e crescimento profissional a jovens recém-graduados. Programa CUF + Talento: gerações que cuidam do futuro

É com entusiasmo que Débora Conceição fala do programa CUF + Talento e é assim que vive o presente e olha para o futuro. Trainee em 2022/2023, prepara-se para terminar este programa e iniciar uma nova jornada profissional na CUF. Em outubro, integra a Direção de Operações com “mente aberta e sem receios” e abraça este desafio na expetativa de continuar a potenciar o seu crescimento, tanto a nível pessoal como profissional, e “contribuir proativamente” numa área de grande responsabilidade. Com mestrado em Engenharia Biomédica, no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Débora viu o CUF + Talento como uma “oportunidade única” de entrar no mercado de trabalho na área da saúde, a sua paixão. Na altura, essa acabou por ser a sua única candidatura e, depois da experiência, voltaria a fazê-lo “sem hesitar”. Sobre o que a levou a inscrever-se, a jovem fala na oportunidade

de conhecer a dinâmica de uma rede de unidades de saúde e de “experimentar novos desafios”, neste que considera ser “um player de referência na área da saúde privada em Portugal”. Passado um ano, continua a olhar para esta experiência como singular e sublinha a oportunidade de se relacionar com diferentes pessoas e de perceber como os processos podem ser otimizados dentro de um hospital. No seu percurso como trainee , a engenheira biomédica destaca ainda a colaboração em projetos-piloto da CUF, o que a permitiu assistir ao impacto da tecnologia na prestação dos cuidados de saúde. “Estou muito interessada na parte da inovação, também porque já fiz investigação, e ver estas questões, sobre as quais falámos na faculdade, a serem postas em prática e a estarem cada vez mais presentes nas nossas vidas, como auxílio à prática médica, é bastante gratificante”, observa.

16 | +vida

Focada nos passos a dar no seu trajeto profissional, Débora conseguiu entrar, este ano, no curso de Medicina, na NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, e concretizou mais um sonho. Já na CUF, a jovem pretende dedicar-se à área da Gestão. Para poder conciliar estes dois desafios, a agora estudante de Medicina sublinha o apoio manifestado pela instituição. “A CUF deu-me a possibilidade de poder conciliar estes dois mundos e por isso estou muito grata”, exprime.

PROGRAMA CUF + TALENTO: A SABER

Os destinatários são alunos com mestrado ou a concluir mestrado - parte curricular concluída

A CUF privilegia candidatos com interesse, conhecimento e formação na área da saúde, mas considera, igualmente, áreas como: gestão, economia, finanças, recursos humanos, matemática, engenharia, direito, entre outras Este é um programa de estágio profissional remunerado, com 12 meses de duração Cada trainee tem uma experiência em duas áreas distintas da organização, cada uma com um período de seis meses Ao longo de um ano, os jovens contam com um acompanhamento personalizado, com um mentor (colaborador da CUF que é voluntário) e um buddy ( ex-trainee ) e são desafiados a aprender com os melhores profissionais, num ambiente inovador, participando em projetos com verdadeiro impacto para a organização Os trainees desenvolvem projetos individuais e são desafiados a trabalhar num projeto transversal e estratégico para a empresa

Débora Conceição • Trainee do programa CUF + Talento - 2022/2023

+vida | 17

testemunhos

REPORTAGEM

Um mundo de oportunidades pela frente

Na voz de Diogo Branco sente-se a sua satisfação pela carreira construída até ao momento. Há nove anos na CUF, o Gestor de Produção e ex-trainee sublinha o impacto do programa CUF + Talento no seu trajeto dentro da instituição. Formado em Engenharia e Gestão Industrial, na Nova School of Science & Technology | FCT NOVA, entrou como trainee em 2014, na Direção de Logística e Direção de Produção do, então, Hospital CUF Infante Santo. Um ano depois passou para os quadros da CUF, em 2017 transitou para a Direção de Planeamento e Controlo de Gestão e, mais recentemente, desde 2018, integra a Direção de Produção do Hospital CUF Tejo. No primeiro semestre do estágio, recorda o acompanhamento do seu tutor, indispensável na transmissão da cultura da empresa. “O programa permite isso, aliás faz parte da cultura da CUF receber os jovens e ajudá-los a integrarem-se e a dar-lhes projetos desafiantes. Há quase dez anos, já se sentia isso”, recorda. Durante o programa, abraçou vários desafios e esteve em diferentes unidades. Passou pelo Contact Center, “um trabalho bastante exigente e desafiante”, e esteve em contexto hospitalar no Hospital CUF Infante Santo, o “berço” da CUF. Para Diogo Branco, estar no terreno e absorver o conhecimento junto de profissionais que lá trabalham há décadas foi essencial. Com background em Engenharia e Gestão, o que mais gosta na área da Saúde é a possibilidade de aplicação de boas práticas e de ajudar na melhoria da prestação dos cuidados de saúde. “Acabado de chegar à empresa, pude contribuir para a implementação de projetos que tiveram um real impacto na eficiência e questões importantes, também, para dar melhores condições aos colaboradores e garantir a sustentabilidade de um hospital”, destaca. “Aproveitem ao máximo” é a mensagem que o Gestor de Produção deixa a futuros participantes. “Para estudantes recém- -licenciados, com pouca experiência, este programa tem muito impacto, por encontrarem um mundo de oportunidades pela frente, numa empresa com valores e boas pessoas”, acrescenta. Sobre o seu futuro, também é certa a vontade. “Neste momento, gosto muito do que faço e imagino-me a continuar na área da saúde”, afirma.

Diogo Branco • Gestor de Produção do Hospital CUF Tejo | Trainee do programa CUF + Talento - 2014/2015

Programa CUF + Talento em números

Este programa nasceu há mais de uma década

Já foram acolhidos mais de 100 jovens

Por programa, a média de participantes é de sete a oito trainees

A taxa de retenção na instituição é de 70%

18 | +vida

MIGUEL MADEIRA (4SEE)

José Luís Carvalho • Diretor de Recursos Humanos da CUF

O talento como um dos pilares fundamentais da CUF “São histórias de sucesso dentro da CUF”, diz José Luís Carvalho, Diretor de Recursos Humanos da CUF, sobre os jovens que entraram como trainees na instituição e que atualmente assumem posições de destaque dentro da empresa. Realçando o talento como um dos pilares fundamentais da CUF, o Diretor de Recursos Humanos aponta este programa como a principal ferramenta e fonte de recrutamento dos futuros gestores da instituição, sendo que a contratação desses jovens é feita no final de um ano de estágio. “Passam por um processo de recrutamento com um potencial fortíssimo para serem os próximos líderes da CUF”, reforça. Com o objetivo de reunir “um grupo diversificado e uma diferenciação de perfis”, este programa destina-se a alunos com mestrado ou a concluir mestrado e – na maioria das vezes – com base em áreas de Gestão ou de Engenharia. Privilegia ainda os jovens com experiências internacionais, programas de voluntariado, estágios ou mesmo outras experiências profissionais. Quanto às soft skills , o relacionamento interpessoal, a capacidade de aprendizagem, a adaptação, a própria autoliderança e a visão de negócio são algumas das características mais procuradas. “Queremos pessoas proativas, curiosas, capazes de se colocar à prova e que não têm medo de fazer perguntas”, observa José Luís Carvalho. Segundo o Diretor de Recursos Humanos, durante um ano, os

jovens que participam no programa “ficam a conhecer a cultura da empresa, são desafiados, estabelecem relações informais e ficam com uma perspetiva e um know-how muito bom da CUF”. Parte do programa CUF + Talento consiste num desafio dado aos trainees para trabalharem num projeto comum transversal e estratégico, José Luís Carvalho refere que os projetos podem incidir em diferentes temas, tais como: tecnologia, sustentabilidade, ambiente, impacto na sociedade, recursos humanos. Neste âmbito, o Diretor de Recursos Humanos da CUF fala no projeto do ano passado, no âmbito da sustentabilidade – que tinha como premissa a implementação de iniciativas das Nações Unidas dentro da CUF. “Estimula-os também a olhar para fora e isso é importante para criar pensamento crítico sobre a envolvente”, sublinha. Para o responsável, o CUF + Talento é um programa com “bastante relevância e acarinhado pela instituição”, onde se destacam três vantagens: a “entrada de jovens com potencial para a CUF, o envolvimento dos colaboradores no desenvolvimento de talento e o impacto no negócio, através da implementação dos projetos comuns”. Por todas estas razões, quando fala no programa CUF + Talento, José Luís Carvalho utiliza a palavra “impacto” e não apenas para se referir à influência positiva junto dos jovens profissionais. “Impacto nos colaboradores, nos doentes e no negócio”, acrescenta. E no seu entender, isso também já é “claro para o mercado e para as próprias universidades”.

+vida | 19

MIGUEL MADEIRA (4SEE)

foco

CUIDADOS DE SAÚDE DIFERENCIADOS PARA CADA FAMÍLIA

Atenta às atuais necessidades do quotidiano familiar, a CUF adapta os cuidados de saúde às expectativas e estilo de vida de cada elemento da família. Com uma abordagem diferenciada, que cruza o conhecimento de várias especialidades - seja à distância ou presencialmente - a CUF está em permanência onde cada família precisa. T anto no planeamento da chegada de um novo membro à família, como nos desafios do desenvolvimento da criança ou na promoção de uma vida ativa e de um envelhecimento saudável, o acompanhamento da CUF é constante. Sem esquecer a resposta a situações inesperadas ou o, tão relevante, seguimento das doenças crónicas, em todos os momentos, todo o cuidado é CUF. Seja grande ou pequena, com muitas crianças ou idosos, é a família que está na origem de boa parte do que somos: características genéticas, valores, crenças e hábitos que influenciam ao longo dos anos a nossa qualidade de vida. É em família que dividimos refeições, partilhamos memórias e vivemos os momentos mais importantes que marcam o nosso percurso. E é em família que cuidamos da saúde. Numa perspetiva multidisciplinar e de grande especialização, para cada família há uma equipa dedicada e adequada às necessidades de cada elemento. Algo que distingue a resposta da CUF: do atendimento permanente aos serviços domiciliários, passando pela larga oferta de consultas, exames e tratamentos disponíveis em hospitais e clínicas em todo o país, bem como remotamente, através das teleconsultas. Não há duas famílias iguais. Para cada uma, há uma equipa CUF.

20 | +vida

foco

CUIDAR DA SAÚDE DE TODA A FAMÍLIA

Cuidados centrados em cada pessoa

acompanhamento é feito da melhor forma possível. “Na idade adulta, todas as pessoas deviam ir a uma consulta pelo menos uma vez por ano, até porque o especialista atua na prevenção e na deteção precoce da doença ou de potenciais hábitos ou fatores de risco”, aconselha Maria Luís Marques. Isto no caso de se tratar de uma pessoa saudável. “Consoante a idade e a patologia, essa periodicidade poderá ser alterada”, diz a médica, que aponta como uma das vantagens desta abordagem o facto de se basear na prevenção. “Conseguimos melhorar a qualidade de vida da pessoa e atuar antes de existir doença”, diz. “Por ser uma medicina centrada na pessoa e não na doença, a Medicina Geral e Familiar permite chegar muito mais facilmente àquilo que a Organização Mundial da Saúde define como um estado de saúde completo e que inclui a saúde física, mental e social”, sublinha Maria Luís Marques.

“A Medicina Geral e Familiar é o primeiro e mais constante contacto que cada pessoa tem com o sistema de saúde”, afirma Maria Luís Marques, especialista de Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Tejo. Este é o especialista que vai acompanhar o indivíduo – e a sua família – durante mais tempo, o que lhe garante uma visão global da saúde daquele agregado, que vai além da saúde física. “Ao seguir o doente ao longo de toda a sua evolução, o especialista de Medicina Geral e Familiar tem acesso a todo o histórico familiar: acompanha os pais, o filho que mais tarde irá ter filhos... E tem acesso a um conjunto de informações, como problemas hereditários ou de saúde mental, que acabam por influenciar a família, a sua dinâmica e o próprio doente”, refere Maria Luís Marques. “Esta relação duradoura”, admite a especialista, ajuda a que o médico tenha mais facilmente a perceção de algum sintoma que a pessoa não valoriza. “Conhecendo cada elemento da família desde sempre, e tendo esta proximidade, o médico dá importância a coisas que a pessoa não daria”, conta Maria Luís Marques. “Na Medicina Geral e Familiar, temos um ciclo de vida dinâmico de avaliação da família a que o médico está atento porque, regra geral, são fases que acarretam mudanças para a família”, explica. Dividido em oito fases, o ciclo dá especial ênfase às alturas de mudança. As oito fases do ciclo de vida familiar são, por ordem cronológica: a do indivíduo sem filhos; com filhos até aos dois anos e meio; família com filhos até aos seis anos; dos seis aos 13; dos 13 aos 20, a saída dos filhos de casa até ao ninho vazio e depois a última fase do ninho vazio até à morte do parceiro ou do próprio. “Estas fases implicam sempre mudanças na dinâmica familiar e o médico deverá estar atento quando percebe que vai haver este tipo de mudanças”, defende Maria Luís Marques. Ao longo de todo este percurso, o médico de família vai ter em atenção os problemas de saúde física e emocional de cada pessoa e do seu agregado familiar, ao mesmo tempo que age como um promotor de bons hábitos de vida e saúde. “Sendo possível seguir o doente desde a infância à idade adulta ou da idade adulta até ao processo de envelhecimento, mais fácil será para o médico educar e transmitir hábitos de vida saudável para a família”, diz a especialista. Além do mais, é o médico de família que assume o papel de “coordenador de cuidados”, já que “acaba por conseguir integrar melhor a resposta às necessidades do doente”. Essa integração pode passar, por exemplo, por ajudar a orientar o doente para as outras especialidades, priorizando as mais urgentes num dado momento, ou ajudando a gerir a medicação, uma vez que centraliza um conjunto de informação que, de outra forma, estaria dispersa. A regularidade das consultas é uma das garantias que este

Maria Luís Marques • Especialista de Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Tejo

22 | +vida

JOSÉ FERNANDES (4SEE)

Page 1 Page 2 Page 3 Page 4 Page 5 Page 6 Page 7 Page 8 Page 9 Page 10 Page 11 Page 12 Page 13 Page 14 Page 15 Page 16 Page 17 Page 18 Page 19 Page 20 Page 21 Page 22 Page 23 Page 24 Page 25 Page 26 Page 27 Page 28 Page 29 Page 30 Page 31 Page 32 Page 33 Page 34 Page 35 Page 36 Page 37 Page 38 Page 39 Page 40 Page 41 Page 42 Page 43 Page 44 Page 45 Page 46 Page 47 Page 48 Page 49 Page 50 Page 51 Page 52 Page 53 Page 54 Page 55 Page 56 Page 57 Page 58 Page 59 Page 60

Powered by