Revista + Vida 28 | Cancro da Mama

saúde

INOVAÇÃO • CUF Technique

Na vanguarda do tratamento cirúrgico Conheça a CUF Technique, uma inovadora abordagem para o tratamento cirúrgico do cancro da próstata, criada e implementada pela CUF.

P rostatectomia radical. O nome pode não ser muito fácil de soletrar, mas é atualmente a técnica de referência – “ gold standard ” – para o tratamento do cancro da próstata, o quarto cancro com maior incidência em todo o mundo, bem como o terceiro mais comum em Portugal. Não surpreende, por isso, que, de acordo com Estêvão Lima, Coordenador de Urologia da CUF, existam hoje três versões distintas desta abordagem cirúrgica para a remoção da próstata e dos tecidos que a rodeiam: a prostatectomia radical aberta, a prostatectomia radical laparoscópica ou videoassistida e a prostatectomia radical assistida por robô. Devido à sua facilidade de utilização, esta última tem-se assumido uma solução especialmente popular nos principais serviços e departamentos mundiais de urologia. “O robô encurta a curva de aprendizagem da prostatectomia feita por via minimamente invasiva”, explica o médico. “Por este motivo,

com a utilização do robô, um urologista consegue rapidamente aprender a realizar a prostatectomia com menor risco de causar morbilidade, nomeadamente incontinência urinária e impotência sexual.” A prostatectomia radical assistida por robô é tipicamente feita por via transperitoneal, ou seja, “com os instrumentos cirúrgicos colocados em contacto com o intestino – os instrumentos são colocados por pequenos buracos de oito milímetros pela parede da barriga e, por este motivo, podem tocar no intestino”. No entanto, a equipa de Urologia da CUF desenvolveu e colocou em prática uma técnica inovadora, assistida por um robô Xi de última geração, que é realizada por via extraperitoneal (espaço criado artificialmente, com um balão, entre a parede inferior da barriga e a bexiga, sem possibilidade de contacto com o intestino). Chama-se CUF Technique e, atualmente, em Portugal, apenas pode ser feita no Hospital CUF Tejo.

44 | +vida 52

Powered by