Revista + Vida 28 | Cancro da Mama

Capacitar os colaboradores Em 2019, o primeiro ano de existência, foram concedidas cinco bolsas GO UP. “Em 2020, perante a qualidade das candidaturas, o júri e a Comissão Executiva decidiram atribuir mais uma bolsa, alargando para seis os colaboradores abrangidos”, refere Mariana Ribeiro Ferreira. Este ano, o número de bolseiros voltou a subir – desta feita para 10. “É um sinal muito importante que se transmite aos colaboradores, sobretudo no atual contexto em que a qualificação e requalificação dos colaboradores ( upskilling e reskilling ) é tão importante. A responsabilidade das empresas também passa por capacitar os colaboradores, para que o percurso na CUF seja impactante e transformador”, explica a responsável.

A maioria dos candidatos exerce funções administrativas, havendo também vários auxiliares de ação médica a candidatarem-se à iniciativa. Os cursos que frequentam são sobretudo na área da gestão e da saúde, designadamente em enfermagem. Maria José Oliveira, 34 anos, administrativa na Direção do Cliente, exercendo a sua atividade no Instituto CUF Porto, foi outra das primeiras contempladas com uma bolsa GO UP, em 2019. Frequenta o segundo ano da licenciatura em Contabilidade e Administração, depois de um longo interregno nos estudos. Quando concluiu o 12.º ano, pensou inscrever-se no curso de Secretariado, mas ganhou outras prioridades na vida e acabou por arrumar esse sonho na gaveta. Quando tomou conhecimento das bolsas GO UP, o seu primeiro pensamento foi de que já não tinha idade para voltar a estudar.

“O principal objetivo das bolsas GO UP é potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores.” Mariana Ribeiro Ferreira • Diretora de Cidadania Empresarial da CUF

+vida | 13

DIANA TINOCO (4SEE)

Powered by