Revista + Vida 23 | A preparar campeões para a vida

conhecimento |

Este tema foi preparado com Jaime Midões Correia Coordenador de Gastrenterologia no Hospital CUF Torres Vedras

DESCOMPLICADOR

Colonoscopia

Sabia que ao realizar uma colonoscopia está a prevenir o cancro colorretal? Realizada regularmente em pessoas sem sintomas (rastreio), permite evitar mais de 90% dos casos de cancro colorretal.

COMO FUNCIONA?

COMO SE DEVE PREPARAR PARA A COLONOSCOPIA? Siga os conselhos do seu médico, que poderão passar pela ingestão de uma mistura laxante que permita uma limpeza completa do intestino. Dias antes do exame é aconselhado a beber muitos líquidos e a evitar alimentos como laticínios, leguminosas secas e vegetais ricos em fibra.

Na maior parte dos casos o paciente é sedado

É-lhe pedido que se deite sobre o seu lado esquerdo com as pernas fletidas

O QUE É? A colonoscopia é um exame que investiga o intestino grosso. Permite perceber se existe (e, caso exista, remover) algum crescimento anormal de tecido na parede interna do cólon ou do reto, os chamados pólipos, que, apesar de assintomáticos, na maioria dos casos podem ser precursores de cancro. É o exame de rastreio por excelência do cancro colorretal.

DEPOIS DO EXAME…

É introduzido pelo ânus o colonoscópio, um tubo longo e flexível com uma câmara de vídeo na ponta. O intestino é insuflado com ar de modo a permitir a sua distensão e uma boa visualização

Poderá sentir dores ligeiras ou uma sensação de desconforto devido ao ar insuflado. Também é possível que ocorra alguma pequena perda de sangue caso tenham sido recolhidas amostras de tecido ou o médico tenha procedido à remoção de pólipos. Aconselha-se que permaneça no local entre uma e duas horas e que não vá sozinho para casa nem conduza nas 24 horas seguintes. Este é um procedimento comprovadamente útil e bastante seguro. Apesar disso, e como qualquer outro procedimento diagnóstico ou terapêutico, não é isento de raras complicações.

QUEM DEVE REALIZAR ESTE EXAME?

O colonoscópio permite ao médico visualizar o interior do intestino e recolher amostras de tecido para análise sempre que considerar necessário

+50 ANOS

A duração da colonoscopia é variável. Na maior parte dos casos, dura entre 20 e 60 minutos

Pessoas a partir dos 50 anos, mesmo

sem sintomas (colonoscopia de rastreio)

SABIA QUE...

Pessoas com história familiar de cancro colorretal

Pessoas que se queixam de alterações nos hábitos intestinais, dores abdominais e perda de sangue ou de peso, ou ainda nos casos em que o médico gastrenterologista considere indicado (colonoscopia de diagnóstico)

Num contexto de rastreio da população em geral (pessoas sem sintomas e sem risco familiar), a maior parte dos programas propõe colonoscopia em intervalos de cinco a dez anos. Nas pessoas com um risco mais elevado, fruto da sua história pessoal ou familiar, o intervalo será em regra menor.

56 | +vida _ julho 2019

Powered by