Revista + Vida 23 | A preparar campeões para a vida

foco |

DESPORTO | A preparar campeões para a vida

PRIMEIROS PASSOS DE UM ATLETA Os benefícios do desporto são inegáveis mas, para que seja praticado de forma segura, há que ter alguns cuidados prévios. João Freitas, médico especialista em Cardiologia Desportiva no Hospital CUF Porto e no Instituto CUF Porto, indica as precauções a tomar antes de calçar as sapatilhas.

Não existe uma idade mínima para começar a praticar desporto. Contudo, é recomendado que os atletas muito jovens sejam observados por especialistas em Ortopedia Infantil para que estes acompanhem o seu desenvolvimento osteoarticular. Nas crianças, as modalidades individuais podem conduzir a um aumento da autoconfiança e os desportos coletivos ajudam ao desenvolvimento social.

QUANDO COMEÇAR?

É DESTA QUE SAIO DO SOFÁ! E AGORA?

João Freitas é perentório: “Todos os pretendentes à prática de desporto de competição deverão consultar um médico com experiência em Medicina Desportiva”. Nesta consulta o profissional de saúde ficará a conhecer a história médica do potencial atleta e da sua família e realizará um exame físico que incluirá: ▶ Auscultação cardíaca ▶ Avaliação dos sinais vitais ▶ Realização e interpretação de um eletrocardiograma

CUIDADOS ESPECÍFICOS E LIMITAÇÕES

Pessoas com problemas de coração, asma, diabetes e/ou dores nas costas ou articulações podem ter de tomar precauções extra na prática desportiva. Exercícios de baixa a moderada intensidade e aeróbios são os mais recomendados.

▶ Um treino aeróbio pode reforçar a musculatura da zona lombar, aliviando as dores de costas,

e ajuda o organismo a fazer um melhor uso da insulina

▶ A natação não esforça demasiado as articulações e pode ajudar a diminuir a sua rigidez

Powered by