Revista + Vida 31 | Saúde no masculino

conhecimento

CUF KIDS

DENTES DE LEITE

MARTA MARTINS COELHO Médica Dentista diferenciada em Odontopediatria, na Clínica CUF Miraflores e no Hospital CUF Sintra

Temos as respostas para todas as tuas dúvidas sobre dentes – os temporários e os permanentes.

As crianças não são todas iguais e, por isso, pode não ser exatamente este o teu caso, mas, regra geral, é mais ou menos isto que acontece: Por volta dos 6 meses Começam a nascer os dentes de leite. Os primeiros são, geralmente, os incisivos, ou seja, os que encontras mesmo à frente, na tua boca. Até aos 3 anos Nesta fase, já deverás ter todos os dentes de leite na boca. São 20 no total: oito incisivos, quatro caninos (dentes pontiagudos que estão logo depois dos incisivos) e oito molares (que se encontram no fundo da boca). Por volta dos 6-7 anos Começam a nascer os dentes permanentes. Podem ser entre 28 e 32, consoante incluam ou não todos os dentes do siso (o que nem sempre acontece). Quando acontece o quê?

Quando nascem os novos?

O que são?

Os “dentes de leite” são um conjunto temporário de 20 dentes , assim conhecidos porque são mais brancos do que os dentes permanentes. Começaram a formar-se ainda antes de nasceres e foram crescendo enquanto eras bebé, para te ajudarem a mastigar os alimentos ao mesmo tempo que acompanhavam o desenvolvimento do teu rosto, fala e respiração. Porque estás a crescer. O teu rosto está a ficar maior, a tua boca também, e precisas de um novo conjunto de dentes, permanentes, que se adequem ao teu desenvolvimento e fiquem contigo para o resto da vida. Estes dentes definitivos “empurram os de leite”, obrigando-os a cair. Porque têm de cair? Vai doer? Poderás sentir algum desconforto – gengiva mais vermelha e inflamada, aumento da produção de saliva, perda de apetite, dificuldade em adormecer – mas não tenhas receio, porque passa num instante . Se sentires dor, alimentos mais frescos podem ajudar.

Geralmente, quando um dente de leite cai, o seu substituto permanente vai crescer gradualmente. Vais ter de ter alguma paciência. Se demorar mais de seis meses, deverá ser marcada uma consulta para perceber se está tudo a correr bem.

Quando devo ir ao médico dentista?

Os dentes de leite costumam nascer mais cedo nas meninas do que nos meninos. Sabias que...

Idealmente, deverás ir duas vezes por ano para ver se está tudo bem com os teus dentes e se estás a ter todos os cuidados a nível alimentar e de higiene oral. Se tiveres alguma cárie, esta deverá ser tratada para que o teu dente volte a ficar forte e não prejudique o dente permanente, que vai nascer mais tarde. Muitas vezes também podem existir dentes preguiçosos que não querem cair. Nesse caso, podes precisar de uma pequena ajuda.

Como posso proteger os meus dentes?

Escova os dentes todos os dias, pelo menos duas vezes , sempre após as refeições e antes de ires para a cama. Pede ajuda a um adulto para ver se fizeste um bom trabalho. Usa o fio dentário , de preferência antes da escovagem, com a ajuda dos teus pais. Consome alimentos ricos em cálcio, fibras e antioxidantes para combater o crescimento de bactérias e estimular a mastigação. Evita comer doces : não vais querer ter cáries.

O Odontopediatra é o Médico Dentista com formação direcionada para cuidar da saúde oral dos bebés, crianças, jovens e pacientes com necessidades especiais. Sabias que...

Powered by