Revista + Vida 31 | Saúde no masculino

testemunhos

REPORTAGEM

Conheça o 500 MILES, um projeto da Fundação Manuel Violante, que, com o apoio da CUF, procura ajudar instituições do setor social a adquirir novas competências na área da gestão. 500 MILES: o projeto que capacita a economia social

V ítor Gonçalves, Diretor de Serviços da Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira, não tem dúvida de que “o Programa 500 MILES apareceu na altura certa, quer por coincidir com o centenário da instituição, quer por coincidir com o fim do período crítico da pandemia”. Este projeto, inserido no Programa CUF Inspira e que junta mentores voluntários da CUF e da Fundação Manuel Violante com o intuito de capacitar em gestão as empresas do setor social de regiões onde a CUF está presente, foi a alavanca que a instituição do distrito de Aveiro precisava para ter um novo fôlego na implementação das mudanças necessárias à sua atividade. Nascida em 1921 com o foco na prestação de cuidados hospitalares de saúde, atividade que cessou depois de 1974, aquando das nacionalizações dos hospitais das misericórdias, a Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira reinventou-se e passou a centrar a sua atividade na área social, primeiramente com uma

resposta direcionada à população idosa – com a criação de um lar e de um centro de dia – e estendendo depois a ação à primeira infância, com creche e pré-escolar, e à infância em risco, com um centro de acolhimento temporário. Tem também uma ação na área dos sem-abrigo, com um refeitório comunitário, e integra, desde 2007, a Rede Nacional de Cuidados Continuados com uma unidade de 30 camas. Em 2018 e 2022, a instituição expandiu o apoio aos concelhos limítrofes, através da aquisição de centros sociais em duas localidades. Com um leque tão alargado de respostas, Vítor Gonçalves reconhece que a equipa precisava de uma maior articulação “sob pena de trabalharem seguramente bem, mas isoladamente”. Era necessário que “a missão, visão e valores da instituição se traduzissem em procedimentos comuns de trabalho, na definição de uma nova estratégia de comunicação e na medição de resultados”.

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MIGUEL PROENÇA (4SEE)

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