Revista + Vida 28 | Cancro da Mama

conhecimento

CONSELHOS E DICAS

Dermatite de contacto alérgica: como reconhecer e tratar Sente comichões persistentes ou encontra lesões inexplicadas na sua pele? Talvez seja alérgico a alguma substância. Saiba o que fazer.

SABIA QUE... O níquel, um tipo de metal utilizado em mais de 300 mil produtos, é a substância mais frequentemente diagnosticada como causadora de alergias de contacto.

N ão é uma doença contagiosa e também não representa um grande perigo para a saúde, mas o desconforto que provoca é tão substancial que pode interferir com a qualidade de vida das pessoas afetadas. Chama-se dermatite de contacto alérgica – embora também seja conhecida como alergia de contacto –e é uma doença inflamatória da pele provocada pela exposição a uma determinada substância causadora de alergia (o alergénio). De acordo com Sofia Pinto Luz, Coordenadora de Imunoalergologia no Hospital CUF Cascais e na Clínica CUF São Domingos de Rana, existem dois grandes tipos de dermatite de contacto: as formas eczematosas (irritativas e alérgicas), que são as mais comuns, e as formas não eczematosas (que incluem urticária de contacto, erupção liquenoide, erupção acneiforme, erupção multiforme like , entre outras). “A dermatite de contacto alérgica pode manifestar-se através de pele com lesões vermelhas e descamativas, lesões maculopapulares ou, em estádios graves, bolhas na pele. O doente queixa-se de comichão intensa”, explica a médica. “As lesões mais antigas apresentam zonas de pele gretada e endurecida, feridas abertas bastante dolorosas e crostas. Os locais mais afetados são o rosto e as mãos, mas podem surgir lesões em todo o corpo.” Para corrigir este problema, é fundamental identificar a substância que está a provocar a alergia, através de um processo que leva aproximadamente uma semana e envolve a realização de testes epicutâneos. O primeiro passo? Agendar uma Consulta de Imunoalergologia. embora também seja conhecida como alergia de contacto e é uma doença inflamatória da pele provocada pela

Tratamento Como tratar a dermatite de contacto alérgica? O tratamento deve passar, essencialmente, por evitar o contacto com a substância causadora da dermatite. No entanto, também é recomendado que: • Hidrate regularmente a pele com bons emolientes • Utilize cremes ou pomadas à base de cortisona nas lesões provocadas pelo eczema (que podem demorar algum tempo a desaparecer)

54 | +vida

Powered by