Revista + Vida 28 | Cancro da Mama

saúde

FAMÍLIA

A influência do sono na saúde Descubra como uma boa noite de sono pode ajudar a prevenir a depressão, demência e outros problemas de saúde. T odos conhecemos os potenciais efeitos de uma noite mal dormida: passamos o dia seguinte cansados e sonolentos, irritáveis, com alterações de humor e dificuldades de atenção, concentração e

memória. Mas sabia que a má qualidade de sono também pode resultar em problemas ainda mais severos, como depressão ou demência? “A relação entre insónia e depressão é bidirecional, complexa e depende de vários fatores”, esclarece Marta Gonçalves, Psiquiatra e Coordenadora do Centro de Medicina do Sono no Hospital CUF Porto. “Se, por um lado, pessoas com quadros de insónia têm maior probabilidade de vir a desenvolver quadros depressivos, por outro, pessoas com depressão têm frequentemente insónia associada.” Além da insónia, outras perturbações, como a apneia do sono, a síndrome de pernas inquietas e a narcolepsia (hipersonolência diurna), também podem estar ligadas a depressão – mas não só. “Vários estudos sugerem que as perturbações do sono aumentam o risco de desenvolver demência, estando a insónia mais associada ao risco de Alzheimer e a perturbação respiratória do sono a todos os tipos de demência.” Estes não são os únicos potenciais efeitos das noites mal dormidas, em especial se considerarmos a quantidade de tempo de sono. “Dormir pouco está associado a obesidade, doença cardiovascular, perturbações ansiosas e depressivas, diabetes e acidentes cerebrovasculares”, refere a psiquiatra. Por sua vez, dormir demais também não é bom: “Agrava o grau de inflamação do organismo, diminui a função imunitária e pode conduzir a doenças crónicas.” Regra geral, quando as perturbações do sono se sucedem de forma repetida e começam a ter impacto na qualidade de vida, deve procurar-se ajuda médica especializada.

COMO MANTER UMA BOA QUALIDADE DE SONO O que fazer

Cumpra horários de sono regulares, nomeadamente na hora de levantar. Deite-se apenas quando tiver sono. Não force o adormecer. Prefira ambientes calmos e com pouca intensidade de luz perto da hora de deitar. Faça refeições mais leves ao jantar. Procure alguma exposição à luz solar durante as manhãs.

O que não fazer

Não veja as horas durante a noite. Evite utilizar aparelhos eletrónicos na cama ou perto da hora de deitar. Evite estimulantes durante a tarde e noite. Evite fazer exercício físico perto da hora de deitar.

48 | +vida

Powered by