Revista + Vida 24 | A visão em primeiro plano

CONSULTAS DE CESSAÇÃO TABÁGICA NO HOSPITAL VILA FRANCA DE XIRA

Só em 2018 , foram realizadas no Hospital Vila Franca de Xira cerca de 300 primeiras consultas de cessação tabágica, um número particularmente elevado no contexto nacional. São cada vez mais as pessoas que procuram deixar de fumar, sendo que, entre estas, estão as que pretendem abandonar os cigarros “tradicionais” e também, cada vez mais, as que querem deixar os cigarros eletrónicos. De facto, segundo o Departamento de Saúde dos Estados Unidos, só este ano já foram identificados 450 casos de doenças respiratórias graves que podem estar

relacionados com esta nova forma de fumar. Seis deles revelaram-se mesmo fatais. A pensar nesta nova realidade, o Hospital Vila Franca de Xira decidiu organizar o primeiro Curso de Cessação Tabágica, uma iniciativa com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), dirigida a profissionais desta unidade hospitalar e de outros centros de saúde. Os cigarros eletrónicos, que também já foram desaconselhados pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia, foram um dos principais tópicos em cima da mesa.

GIRL MOVERS EM NOME DA MUDANÇA A José de Mello Saúde estabeleceu uma parceria com a Associação Girl Move, promotora da iniciativa “Change – Programa de Liderança e Empreendedorismo Social”, que dá a oportunidade a jovens raparigas moçambicanas de realizarem estágios e formações em empresas portuguesas. O objetivo é transmitir novos conhecimentos a estas jovens, ajudar a reforçar as suas competências e colocá-las em contacto com novas realidades empresariais. Como parceira da iniciativa, a CUF recebeu este ano a estagiária Honorina Saíde, licenciada em Psicologia Social Comunitária e fundadora do programa WomenEmpower MZ. Apaixonada por kickboxing , Honorina Saíde tem o desejo de conjugar neste estágio as suas três áreas de interesse: psicologia, desporto e empowerment feminino.

QUEM PROCURA AS CONSULTAS DE CESSAÇÃO TABÁGICA?

POSSÍVEIS EFEITOS DOS CIGARROS ELETRÓNICOS NA SAÚDE Dificuldades respiratórias

Mais homens do que mulheres

Tosse

Na faixa etária dos 50 aos 60 anos

Febre

Portadores de doença obstrutiva crónica e problemas cardiovasculares

Náuseas

Vómitos

+vida _ novembro 2019 | 9

Powered by