Revista + Vida 24 | A visão em primeiro plano

conhecimento |

Catarina Timóteo Médica pediatra no Hospital CUF Torres Vedras e na Clínica CUF Mafra

CUF KIDS

O ESPIRRO EXPLICADO EM 5 RESPOSTAS

2. O QUE ACONTECE QUANDO ESPIRRAS?

1. O QUE SÃO OS ESPIRROS?

Quando o teu nariz fica tapado ou com comichão, o cérebro dá ordens ao corpo para que faça uma limpeza e expulse o muco, as substâncias irritantes e os germes. A essa resposta do teu corpo os médicos chamam “esternutação”, um nome complicado para o espirro.

Juntamente com o espirro, o teu corpo faz outros reflexos involuntários para facilitar a saída dos germes o mais rapidamente possível. Se reparares, sempre que espirras os teus músculos (do peito, barriga, costas, face e cordas vocais, entre outros) entram em ação. Também fechas sempre os olhos, mesmo que não queiras. É impossível evitar!

4. QUE OUTRAS RAZÕES EXISTEM PARA ESPIRRAR?

3. ESPIRRAR É BOM PARA A SAÚDE?

Nem só a constipação e a gripe fazem espirrar. As pessoas podem espirrar porque têm alergias (a pó, pólen, ácaros ou pelos dos animais). Passar penas ou pimenta pelo nariz também pode fazer espirrar. Há ainda quem espirre quando vê uma luz forte, como a do Sol. Por isso, quando tiveres um espirro que não quer sair, experimenta olhar diretamente para a luz. Normalmente resulta.

Espirrar faz muito bem à saúde, pois ajuda a eliminar microorganismos que causam doenças. Mas há mais razões para espirrares à vontade. Embora seja raro, reprimir um espirro pode provocar danos nos olhos, ouvidos ou diafragma.

5. O QUE DEVES FAZER QUANDO ESPIRRAS?

Quando sentes que vais espirrar, deves colocar algo à frente do teu nariz para evitar contagiar as pessoas que estão perto de ti. O ideal é teres sempre um lenço à mão. Quando isso não for possível, podes usar o interior do cotovelo ou o braço para tapar o nariz. Nunca uses as palmas das mãos e, se o fizeres, lava-as logo com água e sabão.

O ar que sai num espirro pode atingir a velocidade de 160 quilómetros por hora!

Powered by