Revista + Vida 24 | A visão em primeiro plano

editorial

| novembro 2019

Quando o saber ocupa lugar

a NOVA Medical School, é mais um exemplo desse pioneirismo e de como o saber e o conhecimento científico “ocupam lugar” na nossa instituição. Neste caso, ocupam um lugar físico no Hospital CUF Infante Santo, que se torna assim o primeiro hospital privado em Portugal a integrar a atividade assistencial de prestação de cuidados de saúde com o ensino pré e pós-graduado e ainda com a investigação clínica, e que recebe, ao longo do ano, cerca de 150 alunos do 4.º ano de Medicina. Um núcleo que viverá, a partir de 2020, no Hospital CUF Tejo, o novo hospital que está a nascer em Lisboa e que será seguramente um hospital de referência para o país. Porque acreditamos igualmente na multidisciplinaridade e na especialização como base da prestação de cuidados de saúde, continuamos também a apostar no ensino e na formação enquanto parceiros da nova escola de estudos pós-graduados AHED – Advanced Health Education, uma escola que surge com o objetivo de permitir a todos os profissionais do setor adquirir conhecimentos e treinar, de forma prática, competências fundamentais para a atividade que já desenvolvem junto dos cidadãos nos serviços de saúde onde trabalham. Mais um passo que acreditamos vir a contribuir para o desenvolvimento do projeto clínico da CUF e da José de Mello Saúde. Uma aposta no futuro e na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população.

Há mais de 70 anos que a José de Mello Saúde e a CUF assumiram um compromisso com a sociedade, promovendo a excelência na saúde, ao serviço de Portugal e da saúde dos portugueses. O ensino da Medicina, a ligação às universidades e ao meio académico, a formação e a investigação clínica são para nós vetores essenciais para a melhoria contínua dos cuidados de saúde, razão pela qual temos feito, ao longo dos anos, um esforço significativo, quer ao nível das equipas clínicas envolvidas nestas áreas, quer ao nível financeiro. Ora, num sistema de saúde que é, desde há muitos anos, um sistema misto com um setor público que é complementado por um setor privado e social com grande relevância, esta realidade reveste-se de grande importância. Enquanto empresa portuguesa de referência na prestação de cuidados de saúde, com condições de excelência para o desenvolvimento do ensino e da formação médica, sentimos, naturalmente, uma responsabilidade cívica acrescida para com o país e para com o futuro dos cuidados de saúde em Portugal. Muito nos orgulhamos, por isso, do caminho que temos vindo a percorrer e no qual a CUF tem sido pioneira, tendo sido uma das primeiras instituições privadas a obter idoneidade formativa e a formar médicos internos no país, um reconhecimento atribuído pela Ordem dos Médicos, em 2012, que é representativo da qualidade clínica e da capacidade formativa das nossas equipas. A recente criação do primeiro Núcleo Académico Clínico na CUF, em parceria com

Presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde Salvador de Mello

Conselho Editorial: Direção de Comunicação da José de Mello Saúde Edição: Adagietto • Morada: R. Flores de Lima, 16, 1700-196 Lisboa Coordenação: Tiago Matos • Paginação: Rita Santa Marta, Sara da Mata Redação: Carolina R. Rodrigues, Cláudia Pinto, Fátima Mariano, Tatiana Trilho Revisão: Laurinda Brandão Fotografia: António Pedrosa, José Fernandes, Raquel Wise, Sérgio Azenha (4SEE) e José de Mello Saúde • Imagens: Shutterstock Propriedade: José de Mello Saúde • Morada: Av. do Forte, Edifício Suécia, III - 2.º, 2790-073 Carnaxide Impressão e acabamento: Lidergraf Tiragem: 10.000 exemplares • Depósito legal 308443/10 Distribuição gratuita A José de Mello Saúde é líder na prestação de cuidados de saúde em Portugal, gerindo um hospital público, em regime de parceria público-privada, e 18 unidades de saúde privadas CUF, nove das quais hospitais.

Votos de boas leituras.

EDIÇÃO ON-LINE www.josedemellosaude.pt

4 | +vida _ novembro 2019

Powered by