Revista + Vida 24 | A visão em primeiro plano

foco |

SAÚDE OCULAR | A visão em primeiro plano

O que é a catarata?

A catarata, doença que ocorre sobretudo em idades mais avançadas, tem apenas tratamento cirúrgico, o qual permite reduzir a dependência do uso de óculos.

“A cirurgia moderna de catarata tem uma elevada taxa de sucesso.” cedo, como a catarata induzida por fármacos, a relacionada com o trauma ocular ou a congénita (mais rara), que surge no nascimento. À medida que a doença vai progredindo, o doente perde qualidade de visão. Nos casos mais graves, a pupila adquire uma tonalidade esbranquiçada. De acordo com Nuno Filipe Alves, a catarata tem apenas tratamento cirúrgico. “Um dos fatores determinantes para a indicação cirúrgica é a repercussão e o impacto que a menor acuidade visual tem nas atividades da vida diária e no estilo de vida do doente”, esclarece. “A cirurgia moderna de catarata é uma microcirurgia com uma elevada taxa de sucesso e baixo risco mas, como qualquer cirurgia, não é isenta de complicações”, refere Nuno Filipe Alves. O objetivo é remover a opacidade e substituir a lente natural por uma lente de material biocompatível (acrílico) com a potência adequada a cada olho. Neste processo o cirurgião pode tornar o sistema ótico do olho mais eficaz e, dessa forma, reduzir a dependência de óculos do doente.

NORMAL

COM CATARATA

A catarata surge quando o cristalino, uma lente que existe atrás da íris, “perde a sua transparência e se torna mais turva e progressivamente mais opaca, alterando ou impedindo a passagem dos raios de luz”, explica Nuno Filipe Alves, médico oftalmologista no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, e no Hospital CUF Sintra. Existem vários tipos de cataratas. “A mais frequente é a que decorre do normal envelhecimento do corpo e, por isso, surge numa fase mais adiantada da vida, não tendo prevenção”, acrescenta. Há, no entanto, outras que surgem mais

32 | +vida _ novembro 2019

Powered by