Revista + Vida 25 | A sua saúde é uma prioridade

Com uma presença cada vez mais consolidada da CUF em Lisboa e no Porto, é dado um novo passo na cobertura geográfica da rede com a abertura do Hospital CUF Torres Vedras, para servir a população dos concelhos da região Oeste, e do Hospital CUF Cascais (adquirido ao Grupo Português de Saúde). Referências na área hospitalar, ambas as unidades têm um forte enraizamento nas respetivas comunidades.

Na sequência do bom desempenho na gestão do Hospital Fernando Fonseca, inicia-se uma segunda PPP, no Hospital de Braga. O então Hospital de São Marcos tinha uma forte identidade alicerçada em mais de 500 anos de história, com uma cultura própria que exigiu alguma adaptação de todas as partes. Ao longo dos anos com gestão em PPP, o Hospital de Braga viria a receber várias distinções e certificações em áreas como a excelência clínica, boas práticas em saúde e sustentabilidade ambiental .

2007

2008

2009

O Hospital CUF Infante Santo torna-se o primeiro hospital privado em Portugal a incorporar a regência de uma unidade curricular do ensino superior: Otorrinolaringologia, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Lisboa. No âmbito do mesmo protocolo, este hospital passa a disponibilizar um programa de ensino a alunos das especialidades de Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia, Medicina Interna, Cirurgia Geral e Imunoalergologia. Tem início mais uma PPP com a assinatura da José de Mello Saúde/CUF, com o início da gestão do Hospital Vila Franca de Xira.

2010

O Instituto CUF Porto, em Matosinhos, é a primeira unidade CUF construída de raiz no Norte e a maior unidade de ambulatório de Portugal. Assentando numa forte diferenciação ao nível do corpo clínico e da tecnologia, representa um passo essencial na estratégia de expansão da marca CUF no Grande Porto. Mais um marco tecnológico: é instalado no Hospital CUF Infante Santo o Centro Gamma Knife. Dotado do mais avançado equipamento de radiocirurgia estereotáxica – que permite tratar lesões no cérebro, na cabeça e nas zonas altas da coluna cervical através de um método não invasivo –, é ainda hoje uma referência, tratando doentes de todo o país e do estrangeiro.

2011

A presença a Norte é novamente reforçada com a inauguração do Hospital CUF Porto, a maior e mais desenvolvida unidade de saúde privada da região. Torna-se, nesta altura, o maior hospital da rede CUF e a primeira unidade privada da rede CUF a receber a exigente acreditação pela Joint Comission International (JCI). Representando um investimento de cerca de 90 milhões de euros, cria 500 postos de trabalho, entre os quais 300 médicos. Hoje, funciona em sinergia com o Instituto CUF Porto, constituindo um campus de saúde integrado, e destaca-se por serviços como a Maternidade, a unidade de cuidados intensivos neonatais, o atendimento permanente de crianças e adultos e a Oncologia, além da restante oferta clínica. Também participa na formação de alunos do 6.º ano do Mestrado Integrado de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e nas especialidades de Angiologia e Cirurgia Vascular, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia-Obstetrícia, Medicina Interna e Pediatria.

+vida _ julho 2020 | 31

Powered by