Revista + Vida 25 | A sua saúde é uma prioridade

UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA DA CUF

Inaugurado no dia 10 de junho de 1945, o Hospital da CUF, atualmente conhecido como Hospital CUF Infante Santo, juntava dois dos principais valores que viriam a marcar a CUF ao longo das décadas seguintes: a responsabilidade social e o investimento na inovação. O caráter social deste projeto estava patente nos seus destinatários: os cerca de 80 mil colaboradores e familiares da Companhia União Fabril que, à época, constituía um grande conglomerado de empresas, sobretudo no setor químico. A importância do hospital, que contava então com 80 médicos, 100 camas, 12 enfermarias e 24 quartos particulares, ficou expressa através da presença de dois Presidentes da República na inauguração: Óscar Carmona, então no exercício das funções, e Américo Thomaz, nesta altura ainda ministro da Marinha. Nos anos que se seguiram, em busca dos melhores cuidados de saúde, passaram igualmente por este hospital instalado no Palácio Sassetti figuras como Amália, Vasco Santana, Amélia Rey Colaço e até membros da realeza europeia. A aposta na qualidade dos recursos humanos foi uma evidência logo desde o início da atividade do hospital, para o qual foram recrutados muitos dos melhores profissionais de saúde da época, entre os quais alguns dos primeiros anestesistas portugueses. A ampliação da oferta de serviços foi sempre outra prioridade e, já em 1993, o Hospital CUF Infante Santo viu a sua capacidade aumentada com a inauguração de um novo edifício que permitia uma diversificação substancial das suas competências. Em 2020, ano em que celebra 75 anos de existência, o Hospital CUF Infante Santo conta com mais de 1500 colaboradores e, todos os anos, recebe mais de 150 mil clientes. É uma das principais referências da saúde em Portugal e continua a assumir um papel fundamental na representação dos valores globais da CUF.

1945

1980

1963

1972

É instalado, no Hospital CUF Infante Santo, o primeiro intensificador de imagem existente em Portugal, numa demonstração de que o investimento contínuo em tecnologias clínicas é uma preocupação de sempre da rede CUF.

O Hospital CUF Infante Santo institui subsídios de estudo e bolsas para enfermeiras.

O Hospital CUF Infante Santo adquire o primeiro equipamento de tomografia axial computorizada (TAC) do país, num investimento de 50 mil contos (250 mil euros, à época).

+vida _ julho 2020 | 29

Powered by