Revista + Vida 26 | Doenças do Futuro

conhecimento

VERDADES E MITOS

Azia e doença de refluxo gastroesofágico Embora surjam habitualmente associadas, interessa compreender as diferenças entre azia e doença de refluxo gastroesofágico (DRGE), motivos habituais de visitas ao médico .

JORGE ESTEVES Coordenador de Gastrenterologia no Hospital CUF Santarém

Azia é sinónimo de doença de refluxo gastroesofágico

Mito

A doença de refluxo gastroesofágico pode ser diagnosticada através de uma endoscopia

A azia (ou pirose) consiste na sensação de queimadura na zona atrás do peito que pode ocorrer ocasionalmente após as refeições devido ao refluxo de conteúdo gástrico para o esófago. Considera-se existir uma DRGE quando este sintoma se alia à regurgitação, manifestando-se de forma mais frequente ou intensa e podendo levar a lesões da mucosa que reveste o esófago. A DRGE pode ainda revelar-se através de dor torácica, dificuldade na ingestão de alimentos, tosse irritativa, rouquidão ou sensação de asfixia noturna.

Verdade

O diagnóstico da DRGE baseia-se na avaliação dos sintomas e na realização de exames complementares, como a endoscopia digestiva alta. Este exame é feito com recurso a um tubo flexível acoplado a uma câmara que permite visualizar no esófago a existência de erosões e de linguetas sugestivas de um esófago de Barrett (que consiste na substituição do revestimento habitual por células de tipo intestinal). Não obstante, em cerca de metade dos casos, o exame endoscópico poderá não apresentar alterações, sendo necessários outros métodos para diagnosticar a DRGE.

A azia e a doença de refluxo gastroesofágico são tratadas do mesmo modo

Mito

Os episódios esporádicos de azia podem ser evitados ou atenuados através de alterações associadas ao estilo de vida (emagrecimento) e à dieta (limitando, por exemplo, o consumo de café, chá, chocolate, picantes, gorduras ou bebidas carbonatadas). Podem ainda ser acrescentados pontualmente medicamentos como antiácidos, protetores da mucosa ou antissecretores ácidos. Por sua vez, para o tratamento da DRGE, são muitas vezes necessários medicamentos mais potentes (inibidores da bomba de protões), administrados de forma contínua. Mais raramente, a doença poderá ser tratada através de uma cirurgia antirrefluxo.

A doença de refluxo gastroesofágico pode ser provocada pela ingestão de medicamentos

Beber leite alivia a azia

Mito

Usar roupa apertada pode originar azia

Verdade

Esta é uma dica muito difundida, no entanto não passa de um mito – ou, na melhor das hipóteses, de uma tática arriscada. Embora o leite possa suavizar temporariamente o desconforto provocado pela azia, a verdade é que a gordura que contém pode estimular a produção de ácido pelo estômago, o que acaba por agravar o problema.

Verdade

O refluxo gastroesofágico é resultado de uma “agressão” da mucosa esofágica que pode ter como fontes determinados alimentos, tabaco e álcool, mas também alguns medicamentos. Aspirina, ibuprofeno, anti-hipertensores e certos sedativos são alguns dos fármacos que podem desencadear o problema.

As roupas demasiado apertadas comprimem o abdómen, aumentando a pressão sobre o estômago. O resultado poderá ser o retorno do conteúdo do estômago para o esófago, o que provocará azia.

+vida | 57

Powered by