Revista + Vida 23 | A preparar campeões para a vida

saúde |

REPORTAGEM | Hospital de Braga

identificadas durante o processo de avaliação. Também sempre houve uma preocupação em melhorar o bem-estar dos colaboradores e das respetivas famílias. “Construímos no hospital um parque de merendas e de manutenção onde os nossos colaboradores, no verão, podem almoçar ao ar livre. Oferecemos bilhetes para o circo no Natal, oferecemos cabazes de Natal aos colaboradores que têm rendimentos mais baixos, bolsas universitárias, estabelecemos protocolos com ginásios, creches, etc.”, exemplifica Armanda Pereira. Este “cuidar de quem cuida” leva a que o Hospital de Braga seja muito procurado por profissionais de várias categorias. Segundo Fátima Faria, todos os anos mais de 600 estudantes de enfermagem de várias zonas do país escolhem fazer aqui o seu estágio. Alberto Bessa Peixoto, direto clínico, refere que “um número considerável” de médicos estrangeiros também procura o hospital para realizar um estágio numa determinada área ou uma subespecialização, isto além de o hospital acolher ainda, todos os anos, alunos de Medicina em formação pré-graduada, bem como médicos internos de formação geral e de formação específica. É estreita a relação entre o Hospital de Braga e a Escola de Medicina da Universidade do Minho. Centenas de alunos de Medicina desenvolvem anualmente a sua formação pré-graduada no Hospital de Braga; outros escolhem a unidade hospitalar para desenvolver investigação ou formações. O que, em termos de recrutamento, é uma clara mais-valia, pois são pessoas que já estão ambientadas com o espaço e as rotinas de trabalho. “Acho que tudo isto se deve muito à cultura do Hospital de Braga e ao profissionalismo de quem cá trabalha, que

Cuidar de quem cuida Desde o início que uma das principais preocupações da Direção de Recursos Humanos, assumida por Armanda Pereira desde setembro de 2017, foi a de olhar para todos os colaboradores “de forma igual, independentemente da categoria profissional”. Isto embora existam regras transversais a todos, de modo a garantir a equidade no tratamento “nas condições de trabalho, nas relações de trabalho, nos direitos e nos deveres”, sublinha Armanda Pereira. Há uma forte aposta na formação dos profissionais. Todos os anos, são disponibilizadas 40 mil horas de formação nas mais diversas áreas, algumas das quais ministradas por profissionais do hospital. Além das obrigatórias, são facultadas ações que permitem o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, algumas das quais vão ao encontro das necessidades

Centro Clínico Académico de Braga

A relação entre o Hospital de Braga e a Universidade do Minho estreitou-se ainda mais em 2012 com a inauguração do Centro Clínico Académico de Braga, cujo objetivo é o desenvolvimento da investigação clínica. O 2CA-Braga (como também é conhecido) resulta de uma parceria sem fins lucrativos entre o Hospital de Braga, a Universidade do Minho (através da Escola de Medicina e do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde) e o Hospital CUF Porto. O 2CA-Braga ocupa uma ala do Hospital de Braga e é composto por uma equipa diferenciada e multidisciplinar. Até dezembro de 2018 realizaram-se aqui 243 estudos clínicos (dos quais 164 foram de iniciativa comercial e 79 de iniciativa do investigador) envolvendo 1.080 participantes e 230 investigadores. “Neste curto período de vida, o 2CA-Braga já deixou marca no país, pois participa em mais de um terço dos ensaios clínicos que se fazem em cada ano em Portugal”, diz João Ferreira, presidente da Comissão Executiva.

2009

2011

2012

9 de fevereiro O consórcio liderado pela José de Mello Saúde assina o contrato de parceria público-privada (PPP) para a conceção, construção, organização e funcionamento do Hospital de Braga, integrado no Serviço Nacional de Saúde e articulado com o ensino pré-graduado médico da Universidade do Minho.

1 de setembro A José de Mello Saúde assume a gestão do Hospital de São Marcos, uma instituição com mais de 500 anos gerida, na altura, pelo Estado.

Maio É inaugurado o Hospital de Braga, que ocupa uma área de 23 hectares de terreno junto à Universidade do Minho e à Escola de Medicina.

É inaugurado o Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga), uma parceria sem fins lucrativos entre Hospital de Braga, Universidade do Minho e Hospital CUF Porto.

40 | +vida _ julho 2019

Powered by