João Freitas Médico especialista em Cardiologia Desportiva no Hospital CUF Porto e no Instituto CUF Porto
TENHO DE REALIZAR UM CHECK-UP ANTES DE COMEÇAR A FAZER DESPORTO? Mesmo que não esteja a pensar tornar-se um atleta de alta competição, a American College of Sports Medicine defende que é importante ir ao médico realizar um check-up desportivo se estiver a considerar iniciar a prática desportiva e reunir pelo menos duas destas condições:
JÁ PRATICA DESPORTO?
Principalmente se tiverem mais de 35 anos . Isto porque é a idade a partir da qual “a prevalência de doença cardiovascular adquirida, nomeadamente a doença coronária aterosclerótica, aumenta”, explica João Freitas. Por esse motivo, a partir desta altura “os pretendentes a prática de exercício físico de alta intensidade deverão ser observados por um cardiologista especialista em Medicina Desportiva”.
Os atletas que já praticam algum tipo de atividade física
▶ Ser um homem com mais de 45 anos ▶ Ser uma mulher com mais de 55 anos ▶ Ter antecedentes familiares de doenças cardiovasculares antes dos 55 anos ▶ Ser fumador ou ter deixado de fumar há menos de seis meses
O QUE É A DOENÇA CORONÁRIA ATEROSCLERÓTICA? também devem ter alguns cuidados caso pretendam aumentar a intensidade do exercício ou participar numa competição.
▶ Não praticar exercício físico há mais de três meses ▶ Ser hipertenso, diabético ou ter colesterol alto ▶ Ser obeso ou ter excesso de peso
▶ É a doença coronária mais comum
ATENÇÃO!
▶ Consiste no endurecimento e depósitos de gordura nas artérias ▶ Esta gordura nas artérias provoca o seu estreitamento progressivo
Desportos como mergulho em profundidade ou alpinismo com prática acima dos 5.000 metros podem obrigar à realização de exames mais específicos antes de iniciar a prática.
(podendo originar a redução da irrigação sanguínea ao coração e, consequentemente, angina de peito) até ao bloqueio completo (podendo levar à ausência de irrigação e causar um enfarte)
ATÉ QUANDO POSSO PRATICAR DESPORTO?
É importante que as pessoas mais velhas consultem um especialista em Medicina Desportiva antes de começarem a praticar exercício físico para garantir que reúnem as condições necessárias para iniciar a atividade e serem alertadas para os sinais a que devem estar atentas.
E reduzir todos os fatores de risco que promovem a aterosclerose como: ▶ Hipertensão ▶ Obesidade ▶ Dislipidemia (colesterol elevado) ▶ Diabetes (açúcar elevado) ▶ Stresse
A atividade física em idades mais avançadas traz vários benefícios, uma vez que pode aumentar:
▶ Força muscular ▶ Capacidade de resistência ▶ Capacidade de controlar o corpo e equilibrar-se
▶ Flexibilidade
Powered by FlippingBook