Revista + Vida 23 | A preparar campeões para a vida

Esclareça aqui as suas dúvidas sobre

a recuperação pós-parto, um processo que decorreu sem complicações para Melânia Gomes.

Melânia Gomes teve a sua primeira filha na CUF, no hospital que sempre a acompanhou em questões de saúde. Para a atriz, a confiança e a comunicação com a equipa médica foram essenciais.

Foi um verdadeiro sucesso. Tive um parto muito rápido e maravilhoso. Uma experiência a repetir, sem dúvida. A noção do corpo e do que temos efetivamente de fazer é muito importante no momento da expulsão do bebé.

com a médica e correu lindamente. Quando a Mafalda nasceu, além de ser vista pela equipa médica presente no momento, no dia seguinte foi logo vista pela sua pediatra. Acredito que uma boa relação desde o início facilita muito o conhecimento e a comunicação entre médico e paciente. Estamos em boas mãos.

Foi recentemente mãe pela primeira vez no Hospital CUF Descobertas. O que a levou a procurar a CUF para o nascimento da sua filha? É o meu hospital. Sempre que preciso de alguma coisa é aqui que me dirijo. Já tive experiências de saúde menos positivas, mas sempre fui bem tratada e acompanhada no Hospital CUF Descobertas. Além de me sentir muito confortável e segura, confio muito na equipa médica, de enfermagem e auxiliares. No que se refere ao parto, tinha as melhores referências de outras pessoas amigas que tiveram os bebés na CUF e adoraram, por isso nem pensei duas vezes. Só podia ter a Mafalda aqui. Como correu a sua gravidez? Correu muito bem. Foi uma gravidez abençoada e clássica. Tive os enjoos normais do primeiro trimestre, o pico de energia do segundo e a azia do terceiro [risos]. Trabalhei, viajei e treinei durante toda a minha gravidez. Nunca tive de parar ou ter repouso, pude sempre fazer a minha vida normal. Como já treino há muito anos e sou muito bem acompanhada, a minha médica deixou-me muito à-vontade para isso. Mas claro que o meu treino foi adaptado à gravidez e sempre a pensar na preparação para o parto. Também fiz pilates e fisioterapia da mulher para evitar a episiotomia. E conseguimos.

A recuperação pós-parto pode ser difícil para muitas mulheres. Depois do nascimento da Mafalda adotou alguns cuidados para facilitar esse processo? Na verdade, a minha recuperação foi muito rápida e fácil. Foi tudo muito mais fácil porque tive um parto normal. A aplicação pélvica de gelo, tanto no hospital como em casa, foi suficiente.

Revelou nas redes sociais que durante a gravidez

a aconselharam várias vezes que aproveitasse para dormir. De que forma a sua vida mudou desde a chegada da Mafalda? Agora tudo gira em torno dela. As minhas prioridades são as prioridades dela, o meu coração bate por ela. O meu ouvido e sono nunca mais serão os mesmos [risos]. É um amor para a vida. Também recorreu às redes sociais para agradecer aos profissionais de saúde da CUF e revelar o desejo de ser mãe novamente. Como avalia o pessoal médico que a auxiliou durante esta experiência? Não podia ter tido uma experiência melhor. Fui muito bem acompanhada e informaram-me sempre de tudo. Respeitaram-me, conversaram comigo, deixaram-me sempre à-vontade e confortável para perguntar tudo. Estive sempre calma e confiante em todo o processo. Tenho recordações muito boas e divertidas que nunca

“O Hospital CUF Descobertas é o meu hospital.”

Continua a recorrer à CUF para questões relacionadas com a sua saúde e com a da sua filha? Já recorria para questões relacionadas com a minha saúde, mas a Mafalda também vai ser acompanhada na CUF. Recorda-se da sua primeira dúvida de saúde enquanto mãe? Além de todas as dúvidas relacionadas com a amamentação, penso que foi o que poderia ou não comer nesta fase. Como encara o papel do pediatra no crescimento saudável da sua filha? Acho muito importante. Por isso mesmo, antes de ela nascer, procurámos uma pediatra com quem nos identificássemos e com quem nos sentíssemos bem. Tivemos uma consulta

BI

Melânia Gomes Nasceu a 1 de outubro de 1984, em Tomar Em criança mudou-se para Viana do Castelo e começou a fazer teatro aos 4 anos Com 18 anos foi para Lisboa para seguir o sonho de ser atriz, um objetivo que se concretizou no ano seguinte quando foi aceite no Teatro Maria Vitória Começou a fazer televisão com 20 anos, mas é na novela Deixa que Te Leve , em 2009, que se torna conhecida do grande público Estreia-se no cinema em 2013 com o filme 7 Pecados Rurais , dez anos depois de se tornar uma atriz profissional

irei esquecer. O dia do nascimento da Mafalda foi cheio de gargalhadas e o parto foi muito fácil, emocionante e feliz.

+vida _ julho 2019 | 13

Powered by