Revista + Vida 31 | Saúde no masculino

saúde

DESPORTO

O novo serviço de check-ups da CUF vem responder precisamente a esta necessidade. Estão disponíveis tr s tipos de check-up , adaptados aos diferentes perfis de atletas: iniciantes à prática desportiva, federados ou de alta performance . “Este serviço inclui consultas e exames complementares adequados às necessidades de cada atleta. Visa constituir uma resposta de avaliação pré-competição ou pré-participação e de seguimento para aqueles que pretendem iniciar ou já praticam exercício”, refere Paulo Beckert. Susana Castela explica que, no âmbito cardiovascular, a história clínica (tendo em conta antecedentes de doenças cardíacas, queixas ou outros sinais de suspeita), as análises e o eletrocardiograma são os pontos essenciais comuns a qualquer check-up . Acima dos 35 anos, a prova de esforço é também importante para a avaliação do risco de doença coronária, que é a ameaça mais comum a partir desta idade. “Abaixo dos 35 anos, centramos a atenção sobretudo na deteção de doenças congénitas ou hereditárias cardíacas. Acima desta idade, é a doença aterosclerótica das coronárias que causa mais eventos, como morte súbita e enfarte. Os exames médicos corretos são essenciais para detetarmos este tipo de problemas”, explica a especialista.

Paulo Beckert, Coordenador da Unidade de Medicina Desportiva e Performance do Hospital CUF Tejo

EXPERIÊNCIA DE TRABALHAR COM A FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL

início de cada fase final de competição, pela prestação de cuidados de emergência médica em todos os jogos realizados em território nacional pela seleção A masculina e atividades de formação em saúde, dando suporte a cursos da UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) e outros. “Esta parceria estende-se ainda ao apoio permanente das diversas especialidades a qualquer atleta que tenha essa necessidade quando está em representação das seleções nacionais”, acrescenta o Coordenador da Unidade de Medicina Desportiva e Performance do Hospital CUF Tejo, Paulo Beckert.

O reconhecimento da experiência e do elevado grau de especialização da Unidade de Medicina Desportiva e Performance da CUF estão refletidos na parceria que mantém com as Seleções da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Ao abrigo deste protocolo, a CUF assegura, em articulação com a Unidade de Saúde e Performance da própria FPF, o apoio ao acompanhamento médico das 25 seleções nacionais, masculinas e femininas, seniores e de formação, de futebol, futsal e futebol de praia. A CUF é responsável por exames médicos, nomeadamente de cardiologia, imagiologia e patologia clínica, realizados antes do

40 | +vida

RAQUEL WISE (4SEE)

Powered by