conhecimento
VERDADES E MITOS
Branqueamento dentário Manter os dentes brancos é um desafio que leva muitas pessoas a procurar um médico dentista. Conheça alguns dos tópicos esclarecidos durante a consulta.
TERESA DE LIMA MAYER Médica Dentista no Hospital CUF Cascais
O branqueamento enfraquece os dentes
Quem tem cáries ativas não pode realizar o branqueamento dentário
Mito
Verdade
Não se deve consumir certas bebidas e alimentos durante a realização do branqueamento processo abrasivo, por isso não afeta a estrutura dos dentes. Algumas pessoas podem sentir, no entanto, alguma sensibilidade durante ou depois do tratamento. O gel branqueador desencadeia uma reação química, atuando no pigmento que provoca o amarelecimento dos dentes. Não é um
É necessário o tratamento de qualquer doença intraoral antes de efetuar um branqueamento dentário, devido ao risco de evolução das mesmas. As cáries não são exceção. É prioritário tratá-las e restaurá-las. O branqueamento não dura para sempre A cor obtida após o branqueamento dura entre um e três anos. A duração do efeito deste tratamento é variada, dependendo da composição dos dentes de cada pessoa e de alguns hábitos, como beber vinho tinto, café ou chá e fumar. Ainda que a cor mude, é improvável que os seus dentes voltem à sua cor original. Verdade
Verdade
Devem evitar-se bebidas e alimentos ricos em corantes, assim como o tabaco, para não condicionar o resultado. Alguns exemplos são o chá, café, vinho tinto e frutas ácidas. Depois de concluído o tratamento branqueador, pode voltar aos hábitos de sempre, mas se consumir estes alimentos com moderação os dentes irão permanecer brancos durante mais tempo.
Tem de se realizar uma consulta prévia
O branqueamento dentário é feito por LASER
Grávidas, crianças e jovens podem submeter-se a um branqueamento dentário
Verdade
Mito
É imprescindível a realização de uma consulta prévia com o seu médico dentista de forma a garantir que a saúde dos seus dentes está em boas condições, se este é o tratamento mais adequado para si e se existe necessidade de algum cuidado prévio. Por exemplo, pessoas com desgastes e sensibilidade dentária podem necessitar de tratamento específico antes de prosseguir para o branqueamento.
Mito
Não existe branqueamento a LASER, existe sim uma reação química através de agentes branqueadores que penetram no esmalte e quebram as moléculas que causam manchas. Os dispositivos de luz, como LASER ou LED não são necessários para a eficácia do tratamento, apenas servem para acelerar o processo de clareamento.
Ainda não existem estudos clínicos que comprovem a segurança ou apontem as contraindicações do branqueamento dentário em gestantes ou pessoas com idade inferior a 18 anos. Por precaução, recomenda-se evitar a realização deste procedimento.
+vida | 57
Powered by FlippingBook