Revista+Vida 34 |Uma resposta especializada para a sua saúde

conhecimento

DESCOMPLICADOR

Exames gastrointestinais Vai fazer a sua primeira colonoscopia ou endoscopia e não sabe o que esperar? Tire as suas dúvidas sobre estes dois procedimentos fundamentais para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças do tubo digestivo.

CRISTINA CHAGAS Coordenadora de Gastrenterologia do Hospital CUF Sintra

COMO FUNCIONAM?

Na CUF, os exames são realizados por uma equipa diferenciada e experiente no seguimento de doenças digestivas, composta por um médico gastrenterologista, um enfermeiro e um anestesiologista, caso o doente escolha ser sedado – o que ocorre na grande maioria dos casos. Na colonoscopia, o profissional insere um colonoscópio – aparelho flexível com uma câmara na ponta – através do ânus para ver o interior do intestino grosso, o cólon e o reto. Normalmente, o procedimento demora entre 15 e 45 minutos. Já a endoscopia começa com a inserção do endoscópio pela boca, que permite observar o interior do esófago, do estômago e da porção inicial do duodeno. No geral, dura entre sete e 30 minutos dependendo da necessidade de remover ou tratar lesões.

O QUE SÃO?

QUANDO SE DEVEM FAZER?

COLONOSCOPIA A partir dos 45 anos, qualquer pessoa, mesmo sem sintomas, deve realizar uma colonoscopia para prevenção ou diagnóstico precoce do cancro colorretal . Quem tenha história familiar desta doença poderá iniciar a vigilância mais cedo e sempre de acordo com um protocolo específico indicado pelo seu médico assistente. Também pode ser solicitada em caso de: Alterações do trânsito intestinal acompanhadas de perda de peso Dor abdominal Suspeita de doença inflamatória intestinal Perda de sangue pelas fezes Esclarecimento de alterações observadas em exames de imagem

São exames auxiliares de diagnóstico de doenças do sistema digestivo que permitem, com o auxílio de um aparelho – o videoendoscópio – observar o interior dos órgãos e obter imagens reais durante o procedimento. Os mais comuns são a colonoscopia e a endoscopia . Durante os exames pode, também, realizar-se a remoção de lesões – como pólipos e pequenos tumores – e o controlo de hemorragias.

O QUE SABER ANTES E DEPOIS DE OS REALIZAR?

ANTES

Colonoscopia Nos três dias antes do exame, deve ser feita uma alimentação sem fibras e, na véspera, é necessário ingerir um preparado de limpeza intestinal. Endoscopia É necessário jejum completo nas seis horas antes da realização do exame. Alguns dias antes é realizada uma teleconsulta de Enfermagem para esclarecimento de dúvidas e resposta a um questionário clínico , onde fornecerá informações sobre a sua medicação habitual, alergias, problemas cardíacos ou pulmonares e cirurgias prévias. DEPOIS Se tiver realizado os exames sob efeito de anestesia, fica no recobro durante meia hora. É aconselhado a descansar durante o resto do dia, comer apenas cozidos ou grelhados e não ingerir bebidas alcoólicas. As recomendações podem variar consoante os procedimentos, por isso esclareça as suas dúvidas com a equipa.

A colonoscopia previne o aparecimento de cancro em mais de 90% das pessoas que a realizam regularmente.

ENDOSCOPIA A endoscopia digestiva alta pode ser realizada para deteção de gastrite, úlceras, tumores esofágicos, gástricos ou duodenais ou quando o doente sentir ou tiver, de forma persistente:

Azia ou refluxo gastroesofágico Dificuldade em engolir Náuseas ou vómitos Dores de estômago

Perda de peso inexplicada Anemia Vómitos de sangue

56 | +vida

Powered by