Revista+Vida 34 |Uma resposta especializada para a sua saúde

Abordagem integrada é a chave para o sucesso A forma como o doente é acompanhado ao longo do processo de tratamento tem um papel igualmente importante no desfecho da doença. Neste campo, o urologista destaca a relevância do acompanhamento multidisciplinar, como o realizado na Unidade de Tumores Urológicos CUF, na qual os profissionais de várias especialidades – como Imagiologia, Oncologia Médica, Radioncologia, Anatomia Patológica e Urologia – trabalham em conjunto para chegar à melhor abordagem para cada pessoa. “É cada vez mais importante a especialização e o trabalho em equipa para o tratamento de qualquer doença, sobretudo do cancro”, reforça o urologista. Afinal, acrescenta, “a interação entre profissionais de diferentes áreas permite abordar esta doença de uma forma mais efetiva e é necessário que aconteça assim para que os resultados sejam os melhores possíveis”. Tal como aconteceu com Maria Teresa Matias. e a “aposta em check-ups regulares, com a realização de exames de imagem que permitam detetar a doença antes de chegar a uma fase mais avançada”, sobretudo em pessoas com história familiar de cancro do rim e que apresentem fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Na consulta de seguimento pós-cirúrgica, recebeu a notícia de que “estava tudo perfeito”. Neste relacionamento com a CUF, que já caminha para as duas décadas, Maria Teresa Matias faz uma “avaliação excelente” do acompanhamento recebido. “Tanto o Dr. António Cabeças, sempre muito preocupado comigo, como o Dr. David Subirá, de quem só tenho a dizer bem sobre a cirurgia que me fez, trataram-me sempre muito bem”, conclui.

UNIDADE DE TUMORES UROLÓGICOS Unidade especializada no tratamento de tumores dos órgãos urológicos que conta com a vasta experiência de uma equipa multidisciplinar. É transversal a todos os hospitais e clínicas da rede CUF, seguindo protocolos clínicos para o diagnóstico e tratamento dos cancros do foro urológico.

David Subirá • Coordenador de Urologia no Hospital CUF Tejo, e Maria Teresa Matias

+vida | 45

Powered by