Revista + Vida 33 | Cuidados diferenciados transformam vidas

conhecimento

CUF KIDS

obesidade : mais do que um número na balança Porque é que deves praticar Educação Física na escola? E porque te dizem para fazeres uma alimentação saudável, evitando doces? As respostas às tuas perguntas estão aqui. O que é? Antes de perceberes o que significa a palavra obesidade, tens de saber que o teu corpo gasta e consome energia ao longo do dia, a partir das calorias dos alimentos. Quando comes, estás a consumir as calorias que o teu corpo precisa para ires à escola, brincares ou realizares outras tarefas. Já quando fazes exercício físico, por exemplo, estás a gastar calorias. O teu corpo precisa deste equilíbrio, entre as calorias que consomes e as que gastas, para manter um peso saudável. Porém, a obesidade é uma doença em que acontece o contrário: o consumo calórico é muito maior do que o gasto. Assim, a pessoa obesa tem um peso muito acima do saudável porque o corpo tem gordura em excesso.

VERA SILVA Coordenadora de Pediatria na Clínica CUF Barreiro

Quais são as outras causas? Nem todas as pessoas obesas o são por causa das suas escolhas alimentares. Especialmente no caso das crianças, a genética é um fator muito importante, porque se os pais forem obesos, os filhos têm mais probabilidade de também o serem. Não praticar exercício físico; dormir pouco ou ter horários de sono desregulados; e passar muito tempo sentado em frente ao computador ou ao telemóvel são outros fatores de risco importantes. Há riscos para a saúde? Vários! Ter obesidade aumenta a probabilidade de desenvolveres doenças como hipertensão, asma e diabetes, que terão impacto na tua qualidade de vida. Além disso, a obesidade é um fator de risco para a depressão e distúrbios alimentares. Como posso prevenir a obesidade? Primeiro, é fundamental comeres

alimentos saudáveis e variados todos os dias. Também é muito importante praticares desporto e manteres-te ativo. Desafia a tua família a ir caminhar no fim de semana ou combina com os teus amigos um jogo de equipa que te agrade. E, ainda mais importante: passa menos tempo à frente do computador e mais ao ar livre!

Como se diagnostica? Para perceberes se tens obesidade, durante a consulta médica será calculado o Índice de Massa Corporal (IMC). IMC = peso / altura x altura (peso em quilogramas e altura em metros). O resultado é comparado com as curvas de percentis para o teu sexo e idade. Então, tenho de comer menos? Não necessariamente! O segredo não está só na quantidade de comida no prato, mas também na qualidade dos alimentos que escolhes. Por exemplo, comeres cinco cenouras ou cinco hambúrgueres não significa o mesmo para o teu corpo. Deverás sim fazer uma alimentação variada e baseada na roda dos alimentos. A “comida de plástico”

Comida de...quê? A “comida de plástico” não é mesmo feita de plástico! Só é chamada assim porque a quantidade de substâncias boas que oferece ao teu corpo é muito baixa. É o que acontece com as batatas fritas, os hambúrgueres e as gomas, por exemplo. Não faz mal comeres estes alimentos em ocasiões especiais, mas fazê-lo todos os dias não é o melhor para a tua saúde.

tem muita gordura, sal e/ou açúcar e poucas substâncias que ajudam o teu corpo a crescer saudável.

Powered by