Revista + Vida 33 | Cuidados diferenciados transformam vidas

conhecimento

DESCOMPLICADOR

ISABEL PEREIRA Especialista em Medicina Física e de Reabilitação na Clínica CUF Alvalade e no Hospital CUF Sintra

Reabilitação do pavimento pélvico Encontre as respostas às suas perguntas sobre reabilitação do pavimento pélvico, um tratamento que devolve qualidade de vida e bem-estar.

O pavimento pélvico é um conjunto de músculos e tendões cujas funções incluem o suporte dos órgãos urinários e reprodutores e o controlo da bexiga e dos intestinos. SABIA QUE...

QUAIS SÃO AS CAUSAS?

O QUE É?

O enfraquecimento do pavimento pélvico é uma consequência natural do envelhecimento, mas também pode ser provocado pela gravidez, parto, menopausa ou ainda ser consequência de um acidente. Após intervenções cirúrgicas de remoção do útero ou próstata, pode ser necessária a reabilitação no processo de recuperação.

A reabilitação do pavimento pélvico é um tratamento de primeira linha indicado para resolver disfunções na região pélvica. Há muitas técnicas que podem ser realizadas ao longo do tratamento, sendo avaliadas e aplicadas caso a caso. Porém, o objetivo é sempre o mesmo: diminuir a dor e o desconforto do doente, aumentando a sua qualidade de vida.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS?

Na prática, o enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico pode originar ou agravar problemas como, por exemplo:

COMO FUNCIONA?

Incontinência urinária ou fecal

Prisão de ventre Dor durante as relações sexuais Disfunção erétil

Outras técnicas igualmente utilizadas são: Exercícios pélvicos: promovem a contração e o relaxamento dos músculos com o intuito de os fortalecer, de os alongar e de aumentar a flexibilidade. Os mais conhecidos são os exercícios de Kegel. Dispositivos para treinar os músculos pélvicos: instrumentos colocados na região pélvica que, através da sua forma ou características, ajudam os músculos a contrair ou a relaxar. Massagens: técnicas que potenciam a postura, a mobilidade e a circulação sanguínea. num gráfico, que mostra a sua intensidade, localização e os músculos utilizados. Permite ao doente corrigir o movimento, se necessário, e tornar-se mais consciente do seu corpo.

Mais do que apenas exercitar os músculos, a reabilitação do pavimento pélvico permite treinar a capacidade de os utilizar de forma consciente e voluntária. A CUF tem vindo a privilegiar abordagens diferenciadas para fortalecer os músculos do pavimento pélvico: Estimulação elétrica: através de sondas que emitem impulsos elétricos suaves, este tratamento estimula a contração dos músculos debilitados e, desse modo, ajuda o doente a ganhar controlo sobre a região a fortalecer. A estimulação elétrica faz parte do grupo da eletroterapia , um conjunto de tratamentos que recorre a equipamentos com corrente elétrica. Biofeedback : usado em simultâneo com a estimulação elétrica, este dispositivo transforma as contrações

Dor ao urinar Dor pélvica e na zona lombar

QUE MÉDICO DEVO PROCURAR?

O primeiro passo é consultar um profissional de saúde especializado em Medicina Física e de Reabilitação . Porém, a reabilitação do pavimento pélvico exige o esforço de uma equipa multidisciplinar , composta por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, no desenho e na execução de um plano de tratamento direcionado às necessidades específicas de cada doente. A Ginecologia-Obstetrícia , a Urologia , a Gastrenterologia e a Cirurgia Geral são algumas das especialidades envolvidas.

56 | +vida

Powered by