Revista + Vida 33 | Cuidados diferenciados transformam vidas

saúde

ONCOLOGIA

Fazer a diferença na vida dos doentes com cancro hepatobiliopancreático Os cancros que afetam o fígado, pâncreas e vias biliares costumam manifestar poucos sinais numa fase inicial, relegando os diagnósticos para fases mais avançadas e de difícil tratamento. A CUF Oncologia criou uma unidade especializada nestas doenças para dar uma resposta médica e tecnologicamente diferenciada no acompanhamento dos doentes.

de forma leve e descontraída, sem retirar a importância devida aos diagnósticos que recebeu, mas também sem se deixar toldar pelo peso tantas vezes associado a estas patologias. É com essa força que continua a recordar o seu percurso. Nos anos seguintes ao diagnóstico de cancro da mama, “fiz os meus exames de rotina, que sempre mostraram estar tudo bem comigo”, conta Fátima. “Até que, em março de 2022, o Dr. José António Sardinha, que sempre me acompanhou na Imagiologia, ligou-me a dizer que tinha visto algo [no exame] que necessitava ser investigado”.

As consultas de rotina, com uma regularidade adaptada às necessidades de cada pessoa, são fundamentais para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento atempado da maioria das patologias. Este é um princípio fundamental que Fátima Magriço cumpre à risca e que até já lhe salvou a vida. Em 2022, foi diagnosticada com um cancro primário do fígado depois de, aos 57 anos, ter sido seguida por um cancro da mama, no Hospital CUF Descobertas. A professora aposentada, que teve vários casos de doenças oncológicas na família, conta a sua história

44 | +vida

Powered by