Revista + Vida 29 | Saúde Mental

conhecimento

CUF KIDS

Vem aí um bebé! Eis o que precisas de saber para te preparares para a chegada de um irmãozinho ou de uma irmãzinha.

PAULA QUEIRÓS Psicóloga Clínica na Clínica CUF S. João da Madeira

O que vai mudar?

A mamã vai ficar um pouco diferente. A barriga dela vai aumentar, porque o bebé está lá dentro a crescer. É incrível, não achas? A mamã terá de ir muitas vezes ao médico , mas não te preocupes, porque é normal. Ela está grávida e não doente.

E se eu não ficar contente?

Os teus pais deram-te a notícia da chegada de um bebé, mas não sabes o que pensar? Lembra-te sempre disto: Nunca estarás em segundo plano . O bebé vem acrescentar mais amor e não dividir. Como vais passar a ser a criança mais crescida de tua casa, imagina a quantidade de coisas que vais poder ensinar ao teu irmão ou irmã.

Dica!

É possível que os teus pais pareçam mais ansiosos , mas acredita que é só uma fase e vai passar num instante. Só precisas de ter alguma paciência.

Pede aos teus pais para te mostrarem fotografias de quando estavas na barriga da mãe ou de quando nasceste. Vais perceber que também já foste bebé e que eles estavam muito entusiasmados com a tua chegada.

Tenho de ajudar?

O bebé já nasceu. E agora?

A tua ajuda será muito bem-vinda! Aqui tens alguns exemplos do que podes fazer:

Ajuda a mãe e o pai a trocarem os lençóis do berço. Quando eles estiverem a mudar a fralda ao bebé, podes passar-lhes as toalhitas, a pomada, o pó de talco e a fralda nova. No final do banho do bebé, passa aos teus pais a toalha para o secar. Ajuda a escolher a roupa e a vestir o mano ou a mana. Entretém o bebé com uma canção ou uma história.

Chegou o momento de conheceres o bebé de quem falas há tantos meses. Já podes pegar nele ao colo, com a ajuda da mãe e do pai. Por enquanto, o bebé pouco mais vai fazer do que mamar, dormir e chorar um pouco. Terás de esperar mais algum tempo para que cresça e possas brincar com ele. Poderás notar que os teus pais vão andar mais cansados, mas isso vai passar.

Powered by