Revista + Vida 29 | Saúde Mental

SUSANA CAPELA Coordenadora de Reumatologia na Clínica CUF Belém

Comportamentos recomendados

A osteoporose pode surgir devido a fatores de risco não modificáveis (exemplos: género feminino, idade superior a 65 anos ou antecedentes familiares de fratura óssea), mas também a fatores que podem ser contornados através de simples alterações comportamentais.

PRIVILEGIE ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO O cálcio contribui para o reforço do metabolismo dos ossos, por isso não se esqueça de incluir laticínios e legumes de folhas verdes (por exemplo, espinafres e brócolos), bem como certos peixes e frutos secos, na sua alimentação regular. PREVINA AS QUEDAS Avalie cuidadosamente a sua casa e assegure-se de que as divisões estão devidamente iluminadas e livres de obstáculos (como tapetes ou fios elétricos). Corrija atempadamente quaisquer perturbações da visão. Evite medicamentos que possam causar tonturas. Opte por

MANTENHA UMA EXPOSIÇÃO DIÁRIA ADEQUADA AO SOL Cerca de 15 a 20 minutos diários de exposição do rosto, dos braços e das mãos ao sol é o suficiente para garantir que o seu organismo produz a vitamina D necessária para melhor absorver o cálcio. Adicionalmente, a vitamina D também pode ser encontrada em alguns alimentos, como peixes gordos e gema de ovo.

PRATIQUE REGULARMENTE ATIVIDADE FÍSICA Desde que praticado com uma intensidade moderada, o exercício físico com carga (como caminhadas, corridas, aeróbica) ou de resistência (por exemplo, com pesos) pode ajudar a reforçar a massa óssea e a reduzir a probabilidade de fraturas.

um calçado adequado, com sola de borracha.

NÃO FUME E EVITE BEBIDAS ALCOÓLICAS O álcool e o tabaco são

fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose.

+vida | 55

Powered by